top of page

Saquarema recebe mais uma vez a certificação global Bandeira Azul

Rio de Janeiro, 05/11/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

A Praia de Itaúna, em Saquarema, foi novamente premiada pelo seu grau de excelência em suas práticas socioambientais e por seus rigorosos padrões de gestão e qualidade. O anúncio foi feito no Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e contou com a presença da Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, além de políticos, representantes de marinas, da sociedade civil e empresários.

A segunda certificação veio após o município atuar amplamente nos últimos 12 meses, em diversas ações destacando as atividades de conservação e educação ambiental com moradores e turistas. A qualidade da água no trecho certificado também obteve máxima excelência nos padrões de balneabilidade do Programa, elegendo, assim, pelo segundo ano consecutivo, a Praia de Itaúna com a certificação de praia sustentável.

O Programa

Atualmente, o Programa Bandeira Azul está presente em 50 países. No Brasil, são 42 certificações, incluindo praias, marinas e o trecho das pedras, na Praia de Itaúna. As praias e marinas certificadas precisam comprovar, anualmente, o cumprimento dos 34 critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education - FEE, fundação internacional responsável pela promoção do Programa. Os critérios têm como foco gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.

“Esse é um momento de muita celebração para a nossa cidade. Termos novamente essa importante certificação global é fundamental pois ratifica as nossas ações ligadas ao turismo sustentável e o nosso compromisso com a responsabilidade ambiental em Saquarema”, explica o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael da Costa Castro.

“Essa renovação do certificado por mais uma temporada só demonstra o quanto Saquarema está engajada com pautas ligadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente, que harmonizam com as práticas de um Turismo Sustentável “disse a Coordenadora Local do Programa Bandeira Azul, Marcelli Ladeira.

Na cerimônia também foram anunciados dois novos membros do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul: a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo - Embratur e o Ministério de Meio Ambiente.


Kommentare


bottom of page