top of page

Saquarema ganha hospital universitário com 86 leitos

Rio de Janeiro, 08/3/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Saquarema está convidando a população para a cerimônia de inauguração do novo Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, na Cidade da Saúde. O evento será realizado na próxima segunda-feira (13), a partir das 19 horas, na Rua Fabio Lucio dos Santos, no bairro Verde Vale (ao lado do Estádio do Boavista).


O novo hospital conta com 40 mil metros quadrados de área construída e 86 leitos, distribuídos da seguinte forma: 40 de Enfermaria Adulto; 2 de Isolamento Adulto; 12 de Enfermaria Pediátrica ( 6 clínicos e 6 cirúrgicos) ; 1 de Isolamento Pediátrico; 10 de UTI Adulto e outros 10 de UTI Pediátrica; 3 de urgência e emergência e 8 de unidade intermediária.

Já o Centro Cirúrgico possui 4 salas e 3 leitos de recuperação anestésica e está estruturado para realizar diversos tipos de cirurgias nas seguintes especialidades: Traumato-Ortopedia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Ginecológica, Quimioterapia, Clínica Médica, Pediatria Clínica, além de Atendimento Odontológico Cirúrgico, inclusive para pacientes com necessidades especiais (PNE).


A princípio, o Hospital funcionará com regime de porta fechada, recebendo os pacientes de forma referenciada pelas outras unidades de emergência e urgência do município e para as cirurgias eletivas referenciadas pela Central de Regulação (Calçadão).

Além das cirurgias oncológicas, outro serviço bastante esperado pela população é o tratamento oncológico. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde montou no novo hospital uma sala coletiva de Administração de Quimioterápicos, equipada com 1 leito e 8 poltronas de medicação.

Atendimento de qualidade

O hospital será administrado através de convênio firmado com a Universidade de Vassouras. A unidade funcionará como um hospital universitário e de pesquisa, oferecendo procedimentos de baixa, média e alta complexidades, onde professores, doutores e médicos residentes prestarão todos os atendimentos. A previsão é de que a nova unidade contará com a atuação de 717 colaboradores, dos quais 72 são médicos.

“Não existe outro hospital municipal no interior do Estado com esta capacidade e, principalmente, com esta complexidade de atendimentos. É um hospital de médio porte, com atendimento em procedimentos inclusive de alta complexidade”, informou o secretário municipal de Saúde, João Alberto Oliveira.

“Estamos dando um grande passo no processo de revolução da saúde pública saquaremense. Vamos inaugurar o hospital e a população terá um espaço com atendimento de qualidade, sem precisar recorrer a outros municípios, como era feito antigamente. Além de ser um marco na saúde do município, o novo hospital Nossa Senhora de Nazareth é a realização de um sonho para todos nós saquaremenses”, comemorou a prefeita Manoela Peres.

Com a conclusão das obras da Cidade da Saúde, o complexo também abrigará as clínicas da Mulher, da Criança, do Idoso e Cardiovascular, os centros de Imagem, Reabilitação, Odontológico, Oncológico e de Hemodiálise, além de uma nova creche.

O antigo hospital municipal Nossa Senhora de Nazareth, hoje denominado Hospital Porphírio Nunes de Azeredo, continua atendendo, regularmente, na Rua Adolfo Bravo, 197, em Bacaxá.


Comentários


bottom of page