Rio de Janeiro, 18/12/2023
Por Redação GBNEWS
Foto: Divulgação
Já está disponível em 35 unidades de saúde do município a dose de reforço da vacina Covid-19 bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) de Itaboraí, a recomendação de uma nova dose da vacina bivalente para esses grupos prioritários segue as definições da Nota Técnica Nº 83/2023, do Ministério da Saúde, publicada na última terça-feira (05), que informa sobre a primeira detecção no Brasil da variante de interesse BA.2.86 da Ômicron e as sublinhagens BA.2.86.3, JN.3, JN.1, BA.2.86.1, o surto de covid-19 no Ceará, a situação epidemiológica da covid-9 no Brasil, as recomendações para prevenção e controle da covid-19 e recomendações sobre a dose de reforço da vacina Covid-19 bivalente.
A diretora do Departamento de Imunobiológicos e Rede de Frio, Katiuscia Lessa, afirmou que a dose de reforço é fundamental no combate às variantes da Covid-19.
"A proposta dessa nova dose da vacina Pfizer bivalente para as pessoas de 60 anos ou mais e para os imunossuprimidos acima de 12 anos visa oferecer um booster vacinal, uma vez que a vacina bivalente oferece proteção contra a variante ômicron e suas subvariantes. Esse público, em específico, apresenta maior vulnerabilidade e risco de agravamento da doença. Então, é importante que todos que se enquadrem nesses grupos prioritários busquem se vacinar na Unidade de Saúde mais próxima", disse.
Para se vacinar, basta apresentar documento de identificão, cartão do SUS e o comprovante vacinal.
Pessoas imunocomprometidas
Pessoas transplantadas de órgão sólido ou medula óssea.
Pessoas vivendo com HIV.
Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias.Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, > 2mg/Kg/diapor mais de 14 dias até 10kg.
Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão.Pessoas com erros inatos de imunidade (imunodeficiências primárias).Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise.
Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.Pessoas com neoplasias hematológicas.
O município conta com 35 polos de vacinação.
Comments