top of page

Sábado Agroecológico em Maricá antecipa comemoração pelo Dia das Crianças

Rio de Janeiro, 02/10/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Katito Carvalho

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SECAPP) realizou mais uma edição do Sábado Agroecológico. Foi nessa na Praça Emilton Santos, em Araçatiba, Centro de Maricá. Com tema especial do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, a programação contou com expositores de produtos caseiros, veganos, hortifrutis, massas, bebidas e artesanatos, além de palestras com especialistas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Na tenda ao lado da feira, os professores Abboud e João Araújo, da UFRRJ, e o agrônomo Leandro Miranda falaram sobre produção de mudas. Na abertura, Abboud fez uma apresentação do projeto Inova Agroecologia Maricá. Em seguida, João abordou os diversos tipos propagativos e vantagens da utilização de mudas propagadas para o desenvolvimento do sistema produtivo. Após a teoria, Leandro comandou uma oficina prática sobre os métodos propagativos.

Além de aproveitar os tradicionais produtos da feira, quem esteve no evento também pode trocar figurinhas da Copa do Mundo. A secretaria montou uma barraca exclusiva para as trocas que reuniu crianças e adultos.

Visitantes colheram frutas na Praça Agroecológica

A moradora da Gamboa, Viviane Soares da Silva, de 46 anos, foi conhecer a feira e aproveitou para comprar geleias e massas artesanais. “Gostei muito e vou voltar outras vezes. Estou levando geleias e quero ver também queijos e pães integrais”, disse Viviane.

Quem também aproveitou a manhã de sol para levar a família foi Teresinha Jordão, de 66 anos, moradora da Barra de Maricá e que estava acompanhada dos netos. Ela contou que as netas comeram amoras colhidas na Praça Agroecológica de Araçatiba e os netos foram trocar figurinhas da Copa do Mundo.

“Estou feliz por levar plantas que adoro e por trazer os meus netos nesse programa familiar. Eles moram no Rio de Janeiro e aproveitei para trazê-los aqui porque seria interessante ter esse contato com a natureza, comer frutas na horta. Foi muito bom”, afirmou Teresinha.

Uma das netas, Alice Moreira, de 9 anos, também aprovou a feira. “Achei muito bonito e estou levando pulseiras e sabão coloridos de frutinhas”, disse Alice.



bottom of page