top of page

Projeto Moda Itinerante chega a Cordeiro com cursos gratuitos para o setor têxtil

Rio de Janeiro, 03/02/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Naiara Rentes

Empresárias de confecção em busca de novos talentos


Qualificação profissional gratuita para a geração de emprego na Região Centro Norte Fluminense. Esse é o objetivo do “Projeto Moda Itinerante”, uma parceria da Firjan Senai com o Sindvest Nova Friburgo, que iniciou as suas atividades nesta terça-feira (02), no Parque de Exposições Raul Veiga, em Cordeiro. O programa vai oferecer turmas presenciais de corte de produtos do vestuário e costura básica para produção e na modalidade EAD para empreendedorismo, custos industriais e marketing de moda. Ao todo, 120 moradores do município receberão qualificação profissional na área da moda.

Para Marcelo Porto, presidente do Sindvest, a parceria entre a Firjan Senai e o Sindicato para a formação profissional itinerante do setor têxtil já é um sucesso e uma grande oportunidade para aproveitar a mão de obra local:

“Só no município de Cordeiro tivemos 400 inscritos, o que demonstra o interesse dos moradores em se qualificar. Esse programa vai proporcionar visibilidade aos que estão em busca de uma oportunidade no mercado e será um facilitador para a geração de emprego e renda”, ressalta o empresário.

A aula inaugural contou com a presença do prefeito de Cordeiro, Leonan Melhorance, o vice-prefeito Elvis Mutti, o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Victor Garcia, o presidente da Câmara Municipal, Pablo Sérgio, além de empresários de confecções, representantes do Sindicato do Vestuário de Nova Friburgo e da Firjan Centro Norte Fluminense.

Na ocasião, o prefeito Leonan aproveitou para anunciar a instalação de uma Escola Técnica do Vestuário com cursos de corte e costura, que funcionará no Parque de Exposições Raul Veiga.

“Nós precisamos de uma formação permanente aqui na cidade, a nossa demanda é muito grande e queremos gerar mão de obra qualificada para a indústria. O espaço e as máquinas já temos, agora vamos trabalhar para implementar os cursos o mais rápido possível.”, afirmou.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Victor Garcia, o “Projeto Moda Itinerante” é fundamental para gerar oportunidades no município:

“A nossa indústria precisa de profissionais qualificados e a busca por qualificação também é uma grande demanda. Então, o trabalho que estamos realizando aqui promove esse encontro para a geração de empregos.”, ressaltou.

A procura por profissionais qualificados no setor têxtil em Cordeiro é tão grande que a empresária Maria Aparecida foi até a Unidade Móvel observar como cada aluno desenvolve os processos, com a intenção de aproveitar os talentos:

“Queremos contratar profissionais aqui da cidade, então essa é uma oportunidade de perceber como cada um se desenvolve no trabalho e aproveitar esses novos talentos para a minha empresa”, disse.

Segundo a empresária Marli Gomes Lopes, existem muitas vagas nas confecções, mas infelizmente, falta mão de obra:

“Muitas vagas deixam de ser preenchidas por falta de capacitação. É muito difícil contratar um profissional sem experiência para este tipo de trabalho. Mas com essa formação ele aprende desde como precisa se comportar dentro do ambiente profissional até as etapas de produção das peças, o que é um grande diferencial”, afirmou.

Para a aluna do curso de Costura básica para produção, Samara Barcelos, essa é a sua grande oportunidade de crescimento profissional: “Eu trabalho como embaladeira na confecção, mas eu vi essa formação como uma chance de aprender uma nova profissão e mudar de cargo. Tenho certeza que vou conseguir alcançar o meu objetivo de ser uma boa costureira.”, conta.

Os municípios de Nova Friburgo, Macuco, Bom Jardim, Duas Barras e Carmo também serão contemplados com o projeto, que vai até janeiro de 2023, e vai formar cerca de 720 profissionais para o setor têxtil.

Em todas as cidades, o projeto conta com a parceria das prefeituras com a cessão do espaço, a infraestrutura e segurança para a Unidade Móvel.


Comentarios


bottom of page