top of page

Maricá está no 8º Fórum Global do Pacto de Milão

Rio de Janeiro, 17/10/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

Júlio Carolino tem reunião com todos os secretários de agricultura das capitais dos estados


A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, participa a partir desta segunda-feira (17) do 8º Fórum Global do Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão, que acontece até quarta-feira (19) na Cidade das Artes, Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Com o tema “Comida para Nutrir a Justiça Climática: soluções alimentares urbanas para um mundo mais justo”, o evento reúne mais de 500 representantes de 162 cidades do mundo, como Paris, Copenhagen, Chicago e Washington. Signatária do Pacto de Milão desde março deste ano, Maricá foi convidada a participar junto com outras dez cidades do Hemisfério Sul por sua experiência em projetos no setor de segurança alimentar. Já neste primeiro dia, o secretário Julio Carolino estará entre os participantes de uma reunião com os secretários de Agricultura das capitais dos 27 estados. Para ele, será um momento feliz estar nesse encontro mundial e mostrar como Maricá desenvolveu este setor. “Estamos aqui para aprender e também para ensinar, para trocar experiências com os outros participantes e pensar como será a alimentação do amanhã. Não tenho dúvida de que Maricá está entrando no cenário mundial da agricultura e das políticas voltadas para a questão alimentar da população”, afirmou Julio.

A mesa de abertura do fórum teve a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD); da vice-prefeita de Milão, Ana Scavuzzo; do diretor da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, Valber Frutuoso; e do diretor do Instituto Fome Zero, José Grazziano, que afirmou que as mudanças climáticas não são mais vistas como um problema futuro. Segundo ele, o aquecimento global é visto como uma questão coletiva do presente. “Dentro dessa visão, não podemos olhar somente na produção, também é necessário pensar no consumo. Desestimular as monoculturas, o uso excessivo de agrotóxicos e entender que alimentação é saúde. Esse é o ponto focal do Pacto de Milão e do fórum internacional”, explicou Grazziano. Maricá no Pacto de Milão

O prefeito Fabiano Horta (PT) assinou no dia 8 de março o documento que oficializou a entrada do município no Pacto de Milão, o mais importante fórum mundial sobre segurança alimentar, sustentabilidade e combate ao desperdício. Na ocasião, a cidade lançou também sua candidatura a um projeto internacional da FAO (órgão das Nações Unidas para alimentação e agricultura). Para concorrer, a Prefeitura listou 12 programas municipais que dão acesso à população de baixa renda a refeições balanceadas e saudáveis, como as Praças Agroecológicas, as hortas comunitárias, o Restaurante Municipal, entre outros.



コメント


bottom of page