top of page

Instituto Gourmet Brasil participa pela 4ª vez da Expo Franchising ABF Rio 2022

Rio de Janeiro, 22/8/2022

Por Redação GBNEWS

Foto: Divulgação

Líder no mercado de franquias de ensino gastronômico, o Instituto Gourmet Brasil participa pela quarta vez da Expo Franchising ABF Rio 2022. Considerado uma das maiores feiras de franquias da América Latina, o evento acontecerá entre os dias 15 e 17 de setembro no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

Durante o evento a marca apresentará aos visitantes os novos modelos de negócios criados nesse ano. Segundo dados divulgados no último ano pela Consultoria IPC Marketing, entre 2015 e 2020, o consumo nas 50 maiores cidades avançou quase 15%, enquanto nos outros 5.520 municípios do país esse número chegou à 23%.


Sabendo disso, empresas dos mais variados segmentos e portes estão buscando cada vez mais o crescimento longe das capitais e voltando-se para o interior.


“Com o amadurecimento da rede, nesses últimos anos, analisamos com mais atenção dados como perfil do consumidor e número de habitantes. Com a pandemia, percebemos que era o momento de expandir para cidades do interior”, comenta Patricia Rocha, gerente de expansão do Instituto Gourmet.


Hoje, as franquias do Instituto Gourmet Brasil, estão abrangendo cidades a partir de 60 mil habitantes e conta com três modelos de negócios: no modelo Slim, para cidades a partir de 60 mil habitantes, as unidades terão em média 100m² e uma sala de aula, já no Select, que possui o foco nas cidades a partir de 110 mil habitantes, terão em média 150m² e duas salas de aula, e o modelo Premium, para cidades a partir de 450 mil habitantes, conta com unidades de 210m² e três salas de aula.


“Estamos transformando vidas em todas as cidades do país e agora conseguimos estruturar nosso negócio para proporcionar educação fora das grades capitais”, pontua. A expectativa da rede é de crescer 30% com a novidade. Além dos munícipios do Rio de Janeiro, a marca também almeja atrair investidores do Espirito Santo, São Paulo e Minas Gerais que visitam a feira.


“Percebemos uma grande oportunidade de expansão para diversas cidades durante a ABF Expo. Recebemos visitas de investidores de vários estados e estamos ansiosos para o evento esse ano”, pontua Patricia.


Apostando em transformação de vidas, o Instituto Gourmet Brasil foi fundado em 2014 por Lucilaine Lima e Robson Fejoli. Em 2015 com a entrada do sócio Glaucio Athayde, formataram e testaram o modelo de negócio para o franchising. A expansão da rede começou 2017 e desde então segue em constante crescimento e, no início de 2020, a marca anunciou a sociedade com o grupo SMZTO.


Com 8 anos no mercado, a marca celebra o marco de mais de 100 mil vidas transformadas. “Hoje contamos com 40 mil alunos ativos em nossas unidades, se contarmos desde o lançamento da marca, já tivemos mais de 100 mil vidas transformadas”, comemora, Robson Fejoli, CEO da marca.


Só no primeiro semestre desse ano, a marca conta com mais 160 unidades comercializadas, 139 inauguradas e o faturamento de mais de R$ 50 milhões. Já pensando no futuro a marca projeta até 2025 um crescimento de mais 200%, com 300 unidades comercializadas e em funcionamento e um faturamento ultrapassando a casa dos R$ 300 milhões.


Para investir no modelo Slim é preciso investir R$ 220 mil, o faturamento médio é de R$ 55 mil, com lucratividade de 30% e o prazo de retorno é de 24 meses, já no modelo Select é necessário investir R$ 322mil, o faturamento médio é de R$ 94 mil, com uma lucratividade de 25% a 35% e o prazo de retorno é de 20 meses. Já no modelo Premium o investidor desembolsa R$ 391 mil, o faturamento médio é de R$ 110 mil, lucratividade de 25% a 35% e o prazo de retorno é de 19 meses.

Sobre o Instituto Gourmet Brasil

Com 8 anos no mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 150 unidades comercializadas em todo país.


Comments


bottom of page