top of page

Flamengo amplia liderança em nova pesquisa de torcidas

Rio de Janeiro, 15/6/2022

Por Redação GBNEWS

Um novo estudo sobre o tamanho das torcidas de futebol foi feito pela Sport Track. A pesquisa da consultoria Convocados em parceria com a XP foi divulgada nesta terça-feira (14).


Assim como em outras pesquisas divulgadas anteriormente, o Flamengo segue na liderança. Além disso, o relatório aponta que o rubro-negro ampliou a sua porcentagem na preferência dos brasileiros.


O documento indica que 24% dos brasileiros torcem para o Flamengo, o que supera os 22,5% em 2020 e 19,5 em 2018. Na sequência, o clube carioca é seguido por Corinthians (18%), São Paulo (11,5%) e Palmeiras (9,8%).


“A distancia do Flamengo para o Corinthians é relevante. O Corinthians é um time de alcance nacional, mas o Flamengo é o mais nacional de todos. A concentração é grande e puxada pela explicação dos clubes internacionais, que falamos do pilar da vitória, da exposição, do desejo pela competição. O time que ganha a Libertadores cresce, e vamos ver este reflexo na torcida do Palmeiras em alguns anos”, explicou Rafael Plastina, CEO da Sport Track.

Além de Flamengo e Cruzeiro terem as torcidas mais jovens e Santos e Fluminense as mais velhas, um outro dado que chama a atenção é o Grêmio como quinta maior torcida. O tricolor gaúcho superou o Vasco, que chegou a ser a terceira maior torcida do País, mas vem perdendo posições nos últimos anos.

O Grêmio também ampliou a diferença para o seu rival, Internacional. O tricolor é preferência de 4,7%, enquanto o Internacional.


Atual Campeão Brasileiro e da Copa do Brasil, o Atlético-MG também leva vantagem quando a comparação é feita com o Cruzeiro. O galo é o time do coração de 3,7% de pessoas, contra 2,8% da raposa. A pesquisa aponta uma inversão, pois no último levantamento feito em 2018, o lado azul liderava de 4,5% para 3,1% do alvinegro.


No estudo, a Sport Track diz ter ouvido entre 2.200 e 2.250 pessoas acima de 16 anos no final do ano passado de forma digital. Este parâmetro foi o único método de pesquisa divulgado pela empresa.

- Há 2

bottom of page