top of page

Estação de Aquicultura da Fiperj em Guaratiba recebe obras no valor de R$ 2 milhões

Rio de Janeiro, 20/12/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) apresentou, na semana passada, as obras de reforma e revitalização da Estação Experimental de Aquicultura Estuarina Almirante Paulo Moreira, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.


A cerimônia contou com a presença de autoridades, colaboradores da FIPERJ, representantes de instituições ligadas à pesca, à aquicultura e ao meio ambiente e também de pescadores e aquicultores da região.


Os investimentos na revitalização da unidade, no valor de R$ 2 milhões, estão sendo custeados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA). Esse foi o maior valor já investido em obras de reforma em toda a história da FIPERJ. Além das novas instalações, a Estação de Guaratiba passa a abrigar o Escritório Regional Metropolitano V, que vai prestar assistência a aquicultores e pescadores locais.


Além de toda a estrutura do imóvel, as obras incluíram a revitalização total das instalações elétricas e hidráulicas e reformas do ranário, alojamento, escritório e laboratórios, que foram reaparelhados. Houve, ainda, a aquisição de uma viatura e de equipamentos, como computadores, impressoras e mobiliários. O setor de vigilância patrimonial também recebeu investimentos.


Atualmente, a Estação abriga um quadro de cinco pesquisadores, um técnico laboratorial e outros cinco profissionais de apoio, que terão melhores condições de trabalho, bem-estar e segurança. A partir da revitalização da unidade, novos projetos serão iniciados.


Durante a cerimônia de apresentação das obras, o diretor-presidente da FIPERJ, Ricardo Ganem, prestou homenagens aos colaboradores da Estação de Guaratiba, que sempre demostraram comprometimento com o trabalho, mesmo nos tempos em que a unidade sofria com a falta de estrutura. Ele também agradeceu aos representantes de diversas colônias de pescadores e de maricultores presentes ao evento, e também de representantes da Academia.


“A revitalização da Estação de Aquicultura Estuarina Almirante Paulo Moreira vem atender aos anseios da cadeia produtiva e também do quadro funcional da SEAPPA e da FIPERJ. Estamos entregando uma unidade totalmente revitalizada e apta a oferecer as melhores condições de trabalho ais nossos técnicos e pesquisadores, e de atendimento a produtores e pescadores”, ressaltou Ganem. “Fico satisfeito em ver a presença neste evento de representantes de diversos setores, inclusive da UFRJ e da Universidade Rural. Isso mostra o reconhecimento do resultado do trabalho que a FIPERJ vem realizando”.


Também presente ao evento, o deputado federal eleito e ex-secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiróz, lembrou dos momentos difíceis do setor e celebrou o fato de, hoje, o agro fluminense viver um novo momento.


“Quando assumi a Secretaria, a regra era pagar a folha e torcer para não faltar dinheiro. Hoje, estamos de cabeça erguida, com um imenso orgulho de ver situações como esta, que a FIPERJ nos proporciona. O agro fluminense, de forma geral, vive um momento maravilhoso, e vamos continuar trabalhando para que haja a continuidade desse crescimento”, afirmou Marcelo Queiróz.


O presidente da Pesagro Rio, Paulo Renato, lembrou que a SEAPPA figurou em 3º lugar entre as secretarias mais mencionadas na imprensa neste ano, demonstrando a força que o setor adquiriu a partir dos investimentos realizados.

“Temos de reconhecer que esse resultado é fruto do empenho conjunto do Governo do Estado e também do Poder Legislativo. Além do nosso governador, Cláudio Castro, quero homenagear nosso deputado estadual Jair Bittencourt e os demais deputados que também colaboraram muito para que a Agricultura chegasse aos trending topics do Palácio Guanabara, algo inimaginável há poucos anos”, lembrou Paulo Renato.

Durante a cerimônia, também compuseram a mesa o vice-prefeito de Cordeiro, Elvis Mutti, e o presidente da Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (Feperj), Luiz Cláudio. Ambos reconheceram o trabalho da atual gestão da FIPERJ como de grande importância para o fortalecimento do setor de pesca e aquicultura em todo o Estado.


コメント


bottom of page