top of page

Espetáculo infantil exalta a importância feminina na História do Brasil

Rio de Janeiro, 11/01/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

Renata Tavares, Alexandre Pinheiro e Rose Abdallah


A voz feminina na história brasileira ecoando no imaginário infantil. Esse é o propósito do projeto teatral “Os Contadores de Mil Histórias – A Imperatriz que Veio do Mar”, que acontece sábado 914) e domingo (15), às 16h, no Teatro Municipal Joel Barcellos, no Centro de Rio das Ostras. As apresentações são gratuitas e terão tradução em libras. Idealizado por Sérgio Lopes e realizado pela Inova Brand, SL Produções, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o espetáculo celebra o Bicentenário da Independência do Brasil tendo como figura central Maria Leopoldina, que veio da Áustria para se casar com D. Pedro I.

- Unindo o lúdico ao pedagógico, buscamos valorizar a presença e a voz da grande mulher que foi Maria Leopoldina. A trajetória dessa personagem é o mote principal em torno do qual se tece nossa dramaturgia, com todo seu aspecto mágico ao abrir os livros, tirar a poeira da memória e reavivar fatos marcantes. Pois contar a história é trazer a luz sobre nosso passado – explica Sérgio Lopes.

Quebra de paradigma

Lopes lembra que, tradicionalmente, os capítulos emblemáticos da nossa história exaltam apenas os grandes heróis masculinos.

- A história brasileira é repleta de mulheres fortes. Maria Leopoldina foi personagem fundamental para a abertura de novos ares no cenário político brasileiro e teve um papel relevante no início do século XIX, tendo se destacado no processo que desencadeou a Independência do Brasil, proclamada por D. Pedro I – completa.

A encenação terá a linguagem desenvolvida pelo elenco, formado por Rose Abdallah (que atuou na primeira versão da novela Pantanal, na extinta Rede Manchete), Alexandre Pinheiro e Renata Tavares, desde suas adaptações da obra de Hans Christian Andersen, folheando os livros ao encarnar os personagens. O texto e a direção do espetáculo são de Rômulo Rodrigues (autor de “Andança - Beth Carvalho, O Musical”). Maurício Tavares assina o cenário e a identidade visual, Ricardo Meteoro, a iluminação, Fernanda Metzler, o figurino, Natália Peçanha e Max Oliveira, a pesquisa e a consultoria histórica, e Marta Metzler, a produção executiva.

- Apesar de destinado ao público infantil, o projeto também é de interesse a várias idades pela relevância histórica da temática – ressalta o idealizador.

A peça também será lançada nas plataformas digitais para democratizar o acesso a todos.

Serviço:

Apresentações em Rio das Ostras

Local: Teatro Municipal Joel Barcellos.

Endereço: Avenida Amazonas, s/nº, 2º piso - Centro, Rio das Ostras – RJ.

Data e horário: dias 14 e 15 de janeiro de 2023, às 16h


Ficha técnica:

Idealização e Produção geral: Sérgio Lopes

Texto e Direção: Rômulo Rodrigues

Elenco: Rose Abdallah, Alexandre Pinheiro e Renata Tavares

Cenário e Identidade Visual: Maurício Tavares

Figurino: Fernanda Metzler

Iluminação: Ricardo Meteoro

Pesquisa e Consultoria histórica: Natália Peçanha e Max Oliveira

Produção executiva: Marta Metzler

Assistente de Cenografia e Identidade visual: Leonardo Metzler

Uma Produção Inova Brand

Apoio: Poeira da História

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho (Agência Sobe / Fato Coletivo)

Realização: Governo do Estado do Rio de Janeiro / Secretaria de Cultura e Economia Criativa / SL Produções


Commentaires


bottom of page