top of page

Eleições: hoje Eduardo Paes e Fabiano Horta são parceiros; amanhã, adversários

Rio de Janeiro, 08/01/2024

Por Gilson Barcellos

Foto: Internet

Eduardo Paes e Fabiano Horta, prefeitos com suas administrações bem avaliadas


Dizem que o ano só começa depois do carnaval. Pode até ser, menos para a política que não para nunca, ainda mais neste ano de eleições municipais. O Partido dos Trabalhadores (PT) já anuncia que o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, que está no segundo mandato, poderá ser seu candidato ao governo do Estado em 2026.


A informação foi dada neste domingo (08) pela jornalista Berenice Seabra. “Fabiano tem todos os pré-requisitos para ser governador”, diz o presidente estadual do PT, João Maurício, o Joãozinho, que é secretário de governo de Maricá.


O petista lembra que, no momento certo, será preciso negociar uma candidatura de consenso com os aliados. Mas já está decidido a pôr o nome do alcaide na mesa, acrescentou a jornalista em sua nota.


A negociação será trabalhosa. Quando deputado federal, Fabiano Horta se licenciou na Câmara para ser secretário de Economia Solidária do prefeito Eduardo Paes (PSD). Atualmente, o vice-prefeito de Fabiano, Diego Zeidan (PT), está licenciado de Maricá e é secretário municipal na Prefeitura do Rio.


O PT quer porque quer indicar um nome para vice na chapa de Paes que tentará a reeleição em outubro. Só que ele não abre mão do nome do seu afilhado político deputado federal Pedro Paulo (PSD), que assumiria seu lugar em 2026 com a renúncia de Paes que pretende disputar a eleição para governador.


Com isso, hoje aliados, Eduardo Paes e Fabiano Horta deixam em 2026 de ser amigos e passam a adversários políticos pensando em ocupar a cadeira nº 1 do Palácio Guanabara. Como tudo tem que ser bem negociado, até lá muita água vai passar debaixo da ponte.

 

bottom of page