top of page

Dia do Mototaxista: Detran faz ação educativa e distribui antenas contra linha de pipa

Rio de Janeiro, 25/9/2023

Por redação GBNEWS

Fotos: Alexandre Simonini/Detran.RJ

No Dia do Mototaxista, celebrado neste domingo (24), o Detran.RJ promoveu uma ação educativa especial em pontos de grande concentração desses profissionais, na Zona Norte do Rio. A coordenadora de Educação para o Trânsito do departamento, Amélia Gaspar Fernandes, distribuiu aos mototaxistas dezenas de antenas de proteção contra linha de pipa, essencial para a segurança dos profissionais e de seus passageiros. A ação fez parte da programação do Detran.RJ para a Semana Nacional de Trânsito, que termina nesta segunda-feira, dia 25. Foram visitados pontos de mototaxistas nos bairros de Bonsucesso, Ramos e também no Complexo da Maré, nas imediações da Avenida Brasil. Além de distribuir as antenas, Amélia e sua equipe deram instruções sobre o uso de capacetes e outros equipamentos de segurança. Os profissionais também receberam informações sobre os cursos gratuitos oferecidos pelo Detran.RJ para a formação de mototaxistas e motofretistas, que precisam registrar a atividade profissional na carteira de habilitação.

“Hoje é o Dia do Mototaxista, e o Detran.RJ está muito preocupado com os índices de mortes e acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, que nos últimos tempos aumentaram muito. Estamos hoje nas ruas parabenizando esses mototaxistas, e também passando as informações para que eles trabalhem sempre com segurança, e que a gente tenha um trânsito mais seguro. Ao chegarmos aqui, nenhuma moto tinha antenas, todos agora estão com o equipamento. O Detran não é só punição, o Detran é educar também, educar para não punir”, disse Amélia. O mototaxista Cassiano Soares, de 26 anos, que trabalha num ponto na Avenida Brasil, altura de Bonsucesso, disse que as antenas chegaram no momento certo, já que ele pretendia comprar o equipamento nos próximos dias. “Perdi um amigo há pouco tempo na Linha Amarela, um entregador de aplicativo. Ele estava passando pela via quando a linha cortou o pescoço dele. É realmente muito perigoso”, disse o rapaz.

Fabrício Vieira, de 32 anos, contou que já sofreu acidente com a linha chilena perto de onde morava, na Zona Oeste. “Uma criança, filha de um vizinho da família, estava soltando pipa e a linha com cerol pegou no meu rosto. Ainda bem que o corte não foi grave”, disse Fabrício. “Mas todos aqui conhecem histórias de acidentes graves com linha de pipa, de colegas que morreram”. Os mototaxistas mostraram interesse pelos cursos de formação da Escola Pública de Trânsito (EPT), do Detran, que muitos não conheciam. Neste momento, a Coordenação de Educação para o Trânsito está abrindo mais três salas de aula para ampliar a capacidade de atendimento desses profissionais, que aumentaram muito desde o início da pandemia de Covid-19. Com a nova estrutura, será possível aumentar o número de turmas e de alunos.

Neste domingo, como parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito, o Detran também promoveu uma ação educativa para crianças na Praça Santa Emiliana, na Penha. Foram programadas atividades artísticas e jogos, sempre com temas voltados para o trânsito mais seguro e com menos acidentes.


Bình luận


bottom of page