top of page

Defesa Civil implanta sistema de alerta com sirenes em 14 áreas de Maricá

Rio de Janeiro, 14/12/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Fábio Suzart

A exemplo das cidades serranas fluminenses, Teresópolis, Petrópolis e Friburgo, Maricá também terá sistemas de alarme sonoro em locais que possuem risco hidrológico (alagamentos) e geológico) deslizamentos). A Secretaria de Proteção e Defesa Civil está concluindo a instalação de 14 alarmes. A ação faz parte das medidas propostas para prevenção de desastres provocados pelas chuvas na cidade.


As sirenes serão acionadas quando atingir o volume de chuva que pode gerar risco de alagamentos ou deslizamentos. Isso será feito de forma remota ou por voluntários residentes nas áreas. Após acionamento, as pessoas devem se dirigir para pontos de apoio, como escolas, igrejas, centros comunitários, que serão definidos após a realização de audiências públicas para orientar a população.

Os equipamentos foram instalados em 14 áreas mapeadas pela Defesa Civil que apresentam risco de deslizamentos (Araçatiba, Recanto, Rodoviária, Itaocaia, Boqueirão, Recanto da Amizade e Sacristia) e risco de alagamentos (São José de Imbassaí, Vale da Figueira, Condado, Bananal, Centro, MCMV Inoã e MCMV Itaipuaçu). Todos os equipamentos possuem pluviômetro para que os técnicos possam acompanhar e fazer o acionamento em caso de emergências.

As áreas mapeadas estão sendo visitadas pelas equipes desde o mês de junho com agentes orientando a população sobre medidas de prevenção e explicando o funcionamento do sistema. As localidades também receberão simulados com acionamento dos equipamentos para que os moradores saibam como agir em caso de emergência.


“A implantação dos sistemas de alerta e alarme é muito importante para o município, que vai mudar de patamar na questão dos desastres naturais. A população será devidamente orientada e capacitada para trabalhar junto com os agentes e evitar futuros problemas nos períodos chuvosos”, destacou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt.

Audiência Pública

Para apresentar as medidas de prevenção e explicar o funcionamento das sirenes, a Defesa Civil fará audiências públicas nas áreas que receberam os equipamentos. A primeira acontece na próxima segunda-feira (19), a partir das 8h, no Centro de Educação Infantil Municipal Recanto da Amizade, que fica na Rua Quarenta e Três, SN, Lote 76, Quadra 96, Amizade. Outras áreas que receberam os equipamentos também terão audiências públicas para orientar e alertar a população.



Comments


bottom of page