top of page

Defesa Civil do Estado segue o Plano de Contingência Para Chuvas de Verão 2022

Rio de Janeiro, 12/01/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

A Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) seguem mobilizados atuando para prevenir e minimizar danos causados pelas precipitações em todo o Estado.


O CBMERJ realizou mais de 300 atendimentos relacionados às chuvas desde sábado (08.01). Não há registro de vítimas fatais, até o momento.

A Sedec-RJ está em contato permanente com as autoridades municipais e à disposição, colocando em prática as definições do Plano de Contingência para Chuvas de Verão 2022. O documento, desenvolvido de forma integrada entre diversas secretarias do Governo RJ, traça protocolos para resposta rápida a emergências causadas por chuvas intensas no território fluminense.


Os agentes seguem monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos do território fluminense, enviando alertas para as regiões em caso de riscos hidrológicos e geológicos e dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal.


Outras informações:

- Agentes estaduais seguem visitando as regiões afetadas para analisar a situação in loco e prestar todo apoio às Defesas Civis municipais, a fim de minimizar danos.


Os agentes prestam, inclusive, auxílio às autoridades locais no preenchimento de documentação para decretação de situação de emergência.


- Segundo dados compilados, há cerca de 2900 desalojados e 500 desabrigados em função das chuvas em todo o estado (sugerimos atualizar em tempo real com as prefeituras). Todas as regiões registram áreas de inundações, deslizamentos, alagamentos e queda de árvores.


- Até o momento, os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Trajano de Moraes e Cachoeiras de Macacu decretaram Situação de Emergência (SE). Outras cidades têm os processos em avaliação. Com o reconhecimento da situação de emergência pelo Estado, os municípios podem contar com a ajuda financeira do Governo Federal.


Alerta por celular


Uma importante ferramenta na prevenção de desastres são os alertas de risco enviados para a população. Para se cadastrar é preciso mandar um SMS com o número do CEP para 40199. É gratuito! Atualmente, o serviço já conta com mais de 1,6 milhão de registros.


Comments


bottom of page