top of page

Caminhada em Itaboraí leva conscientização e informação sobre o autismo

Rio de Janeiro, 30/4/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

Referência em todo o país no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o município de Itaboraí, Região Metropolitana fluminense, realizou, na manhã deste sábado (29), uma caminhada em conscientização ao Dia Mundial do Autismo, celebrado no último dia 2 de abril. O evento contou com a presença de centenas de pessoas saindo da Avenida 22 de Maio, na altura do bairro Rio Várzea, e terminando com piquenique e diversas atividades na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.

Iniciativa da Clínica Escola do Autista, em parceria com as secretarias municipais de Saúde (SEMSA), Educação (SEMED) e de Turismo e Eventos, a caminhada contou com a presença de pais de crianças e adolescentes com TEA. A caminhada contou com cartazes com mensagens sobre o TEA, além da distribuição de folhetos informativos sobre o autismo.

Acompanhado da primeira-dama Pâmela Delaroli, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli (PL), acompanhou o evento e aproveitou para conversar com pais e crianças na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. O evento também contou com a participação da idealizadora da Clínica Escola do Autista e co-autora da lei federal 12.764/12, Berenice Piana, que ressaltou a importância dessa conscientização para a população de Itaboraí.

“Nossa caminhada foi um sucesso e superou bastante as nossas expectativas. É muito gratificante e motivo de muita felicidade para nós ver que a população vem abraçando essa causa. O nosso município é referência no tratamento e estamos estudando a criação de uma nova Clínica Escola do Autista. É muito importante levar conscientização e informação para os moradores da nossa cidade”, disse Berenice.


Também estiveram presentes no evento, os secretários municipais de Turismo e Eventos, José Carlos Cobra; e de Esporte e Lazer, Fábio Santos; além da subprefeita de Manilha, Joana Lage e vereadores. A caminhada contou com o suporte da Guarda Municipal de Itaboraí, do programa Segurança Presente e de ambulâncias do SAMU.

Referência em todo o país, a Clínica Escola do Autista de Itaboraí foi a primeira unidade pública do Brasil a se especializar no tratamento de crianças, adolescentes e adultos autistas, oferecendo igualdade nos atendimentos, acesso às terapias de Saúde em um processo multiprofissional e de inclusão.


“Somos a primeira unidade pública do Brasil e é muito importante saber que essa causa é tratada com carinho e de uma forma muito especial aqui no nosso município. Fiquei muito emocionada com essa caminhada. Com certeza, foi um dia muito especial. É muito emocionante ver que a população nos abraçou nesse dia tão especial de conscientização e alegria para todos nós”, concluiu a diretora.


bottom of page