top of page

Agenda Tarsila: eventos no Rio e Niterói celebram centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Rio de Janeiro, 05/4/2022

Por: Redação GBNEWS

Foto: Selmy Yassuda

A Semana de Arte Moderna de 1922 faz 100 anos em 2022 e, para comemorar este marco cultural, a Agenda Tarsila, pioneira e maior plataforma dedicada ao movimento modernista, indica eventos que ocorrem no Rio de Janeiro e em Niterói.


No Rio de Janeiro, a Casa Roberto Marinho apresenta a exposição ‘Fluxos do Moderno’, em resposta ao centenário da Semana de 1922. A coletiva reúne 43 obras do acervo produzidas entre 1910 e 1940 por nomes como Alberto da Veiga Guignard, Anita Malfatti, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Ismael Nery, José Pancetti, Lasar Segall, Milton Dacosta, Roberto Rodrigues, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret e Vittorio Gobbis. A mostra fica disponível até 26 de junho. O local fica na rua Cosme Velho, 1105, no Rio de Janeiro. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.


Já em Niterói, o Museu Janete Costa terá uma instalação de um penetrável (referência na obra de Hélio Oiticica) no tamanho 5×5 no Museu Janete Costa de Arte Popular. Essa obra terá na parte externa um lambe-lambe com imagens coloridas de vários artistas modernistas e a frase ‘Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são’. A parte interna da instalação será revestida de papelão reciclado.


No centro será instalada uma escultura de um mapa do Brasil, representando um grande formigueiro com as formigas desenvolvidas pelo artista Luís Benício. Além da instalação, vídeos mostrarão trechos do filme Macunaíma e também um resumo da obra. A instalação falará da atualidade da frase, do livro e do pensamento de Mário de Andrade. E, como dizia o próprio, ‘o passado é lição para se meditar, não para se reproduzir’.


Ainda em Niterói, o Entreartes – Coletivo de Arte preparou uma exposição em homenagem à artista plástica modernista Tarsila do Amaral. Alma Tarsila pode ser vista a partir de 8 de abril, de segunda a sexta-feira, na Sala de Cultura Leila Diniz, no Centro de Niterói (RJ), das 8h às 17h, festejando a brasilidade e as ideias da Semana de Arte Moderna. Para o projeto, o Entreartes reuniu Maria Lucia Maluf, Renata Barreto, Lucia Lyra, Fátima Dantas, Bia Torres e Mario Reis, inspirados no clima do movimento cultural. O local fica na Rua Heitor Carrilho, 81 - Centro. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.


Sobre a Agenda Tarsila

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.


留言


bottom of page