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Obras de revitalização da União Indústria começam no entroncamento com a BR-495


Estrada é ligação com os distritos e cidades vizinhas

como Teresópolis, Friburgo, Areal e São José do Vale do Rio Preto

União Indústria

Com circulação de 25 mil veículos por dia e principal ligação com os distritos de Petrópolis, a União e Indústria começa a ser recuperada este mês. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) liberou R$ 15 milhões para o início das intervenções – no total a obra vai custar R$ 40 milhões para revitalização de um trecho de 25 quilômetros. A Santa Luzia, empresa vencedora da licitação, iniciou o trabalho de topografia e vai iniciar a mobilização das equipes nos próximos dias. A obra será feita em blocos e o primeiro trecho por onde os trabalhos devem começar será no entroncamento da BR-495 (Estrada Philuvio Cerqueira, que liga Petrópolis a Teresópolis), em Itaipava.

“São 100 mil pessoas que residem nos distritos que tem uma forte movimentação de turistas e a União Indústria é o principal acesso porque corta toda a extensão urbana desta parte da cidade”, considera o deputado federal Vinícius Farah (MDB-RJ) que intermediou os contatos do prefeito Bernardo Rossi com o Dnit e o Ministério da Infraestrutura, em Brasília. “A estrada também é fundamental para o escoamento da produção agrícola do município e ligação com cidades vizinhas”, completa.

As obras serão executadas desde a Avenida Barão do Rio Branco, no Centro, até o distrito de Pedro do Rio. O projeto prevê a sinalização de todo o trecho, obras de contenção e drenagem, implantação de rotatórias e pontos de ônibus, recuperação de toda pavimentação e das calçadas.

O processo da reforma da União e Indústria se arrastou por mais de 10 anos. Em 2009, a Justiça determinou que o Dnit fizesse um projeto de recuperação da estrada, o que não ocorreu e rendeu uma multa de R$ 14 milhões ao órgão. Em 2011, um projeto foi elaborado, mas não saiu do papel. Em 2016, uma licitação chegou a ser realizada, no entanto a empresa vencedora abriu mão do contrato e a segunda colocada não teve interesse na obra.

Um novo edital foi lançado no ano passado depois de interferências junto ao DNIT. “Petrópolis liderou está batalha pelos órgãos em Brasília e entendi, como deputado da região, que deveria dar total apoio e estivemos juntos com o prefeito Bernardo Rossi nesta ação pela importância que a estrada tem para toda a região. Temos as cidades de Areal e São José do Vale do Rio Preto, vizinhas e que se utilizam da vida e ainda Teresópolis e Nova Friburgo que têm acesso por Itaipava pela União e Indústria”, afirma Vinícius Farah.

A previsão do DNIT é que a obra seja concluída e um prazo se 450 dias.

União e Indústria tem 164 anos

A Estrada União e Indústria, criada no segundo império, tinha como objetivo ligar a Zona da Mata mineira, importante área de cafeicultura no período, ao Estado do Rio de Janeiro. Com 144 quilômetros – de Juiz de Fora a Petrópolis –, foi a primeira estrada rodoviária macadamizada (na época um moderno tipo de pavimentação, com três camadas de pedra) do Brasil. A construção da estrada, iniciada em abril de 1856, levou cinco anos e a União e Indústria foi inaugurada por D. Pedro II.

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