top of page

Mauá de São Gonçalo de luto com a morte de Pope


Há 37 anos na presidência do Clube Esportivo Mauá, de São Gonçalo, Alberto Nathan Moritz Goldstein, o Pope, morreu neste domingo, aos 84 anos, vítima de câncer. Como diretor e depois na presidência, ele participou diretamente da modernização e crescimento da agremiação, que foi criada em 1937 por funcionários da antiga Fábrica de Cimento Mauá. O clube tem mais de dez mil associados

-- Foi uma grande perda para o nosso município. Ele que viveu nossa cidade, possibilitando grandes eventos esportivos e culturais no Clube, sempre presente, irá fazer falta – lamentou o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci (Cidadania).

Engenheiro aposentado da Light, Pope passou pelas diversas fases do Mauá, nos tempos de glória, quando chegava a reunir mais de 15 mil pessoas nos ensaios da Portela, até a crise recente. Na sua gestão, o clube conquistou 17 títulos estaduais de Handebol feminino e formou, na escolinha, grandes craques que se destacaram no futebol brasileiro. O mandato de Goldstein iria até abril de 2020. Com seu falecimento, assume Ailton Jorge Pereira Guimarães, presidente do Conselho Deliberativo, que vai convocar eleições para escolha do novo gestor.

-- Pope foi o cara que dedicou sua vida ao clube, desde garoto, quando jogava futebol. Ele foi atleta, passou por várias funções em diversas diretorias até chegar à presidência, após o falecimento de Sidney Monteiro. É com muita tristeza que ele se vai sem concluir a sua meta, que era saldar as dívidas, reformar a sede social e dar mais atrativos aos sócios – disse Ailton Guimarães, que conviveu com Pope durante desde a infância.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a sua primeira gestão, Pope concluiu o Ginásio Sidney Monteiro, o maior de São Gonçalo, construiu mais uma piscina e comprou imóveis, inclusive o do campo de futebol oficial do Mauá.

-- Pope costumava comentar que gostaria de passar a presidência para um jovem, mas somente para alguém com capacidade e honestidade que pudesse devolver os tempos de glória do Mauá, um patrimônio da cidade – comentou o jornalista Paulo Roberto Araújo, que foi vice-presidente de Relações Públicas a responsável pelo livro que conta a história do Mauá.

Pope foi sepultado na tarde de domingo (24), com grande acompanhamento, no cemitério Parque da Colina, em Niterói.

bottom of page