Em Cabo Frio, a arte do plástico reciclado

O plástico jogado no lixo e que pode poluir os mares está virando arte em Cabo Frio. Dois painéis, produzidos com plásticos reciclados por três frequentadores da Praia Dunas do Peró, fizeram sucesso, no último fim de semana, no Aloha Spirit Festival, que reuniu em Cabo Frio cerca de 1.500 atletas de 18 estados brasileiros. A próxima exposição dos painéis será no Espaço Cultural do Surfe, na Praça da Cidadania (Praia do Forte)

As obras de arte são o resultado de um trabalho de sensibilização sobre o consumo e o destino do plástico. A destinação deste material foi alterada para ser transformado em arte, num exemplo, segundo os autores da obra, de disseminação de boas práticas e de educação ambiental.

 

A ideia surgiu do desejo comum de Cesar Dias, Eduardo Souza e Luane Ferreira em utilizarem suas habilidades para contribuir de maneira prática na minimização do impacto da ação do homem na praia tão querida por eles. O trabalho demorou cerca de 30 dias para ser concluído e teve apoio do Projeto Mar sem Lixo, que realizou palestra de sensibilização sobre a responsabilidade de cada um com o lixo produzido, especialmente o plástico. O material veio de pontos de coleta no comércio.

                                                                                                                                                                                 CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O painel batizado como “Vida no mar não combina com plástico” possui o desenho de um peixe, algas e corais, e representa a vida marinha. Foi revestido com aproximadamente 120 garrafas pet e 400 tampinhas. Já o segundo painel foi batizado como “Onda na Praia Dunas do Peró em dia clássico”. Este foi feito com aproximadamente 630 sacolas plásticas e 200 canudos. Cada painel mede 2,20x1,60m. Os painéis serão usados também como ferramentas de educação ambiental em outras exposições itinerantes.

 

Recentemente, a sociedade civil e o poder público se uniram e realizaram o evento “Cabo Frio de Ponta a Ponta”. Na ocasião, voluntários fizeram uma limpeza na areia da Praia Dunas do Peró e artistas se mobilizaram na produção de placas de sinalização com madeiras reaproveitadas de estaleiros da cidade.

As placas coloridas e com informações peculiares ao local foram instaladas por alunos da Escola Municipal Osvaldo Santa Rosa, moradores do Sítio Guriri, Condomínio dos Pássaros, Vila do Peró e Caminho de Búzios. A Praia Dunas do Peró possui acesso pela Estrada do Guriri e fica à esquerda do trecho certificado com Selo Internacional Bandeira Azul.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino