top of page

Costa do Peró tem competição nacional de fotos subaquáticas


Com 19 competidores de várias partes do Brasil, começou nesta sexta-feira (01) a fase de competição do Campeonato Nacional de Fotosub 2019, que está sendo realizada na Costa do Peró, em Cabo Frio. As competições prosseguem neste sábado e os resultados serão divulgados no domingo. O campeonato é organizado pela Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (ABSUB), presidida por Flávia Mergulhão.

Entre os 19 competidores, 10 disputam na categoria Compacta e 9 na categoria DSRL/Miroless. Eles são do Rio, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Brasília e um que é de Curitiba, mas está morando em Lima, no Peru. Entre eles está Fábio Freitas, fotógrafo subaquático que é o primeiro colocado no ranking nacional. Eles farão fotografias em quatro categorias: grande angular, peixe, close up (que é uma foto de aproximação) e temática (que neste ano é o baiacu).

A competição acontece na Costa do Peró, entre as praias do Peró/Conchas e a Ilha dos Papagaios, e os mergulhadores usam embarcação, instalações e equipamentos de uma operadora da Ogiva especializada em atividades subaquáticas.

-- A Costa do Peró foi escolhida para a competição nacional pela biodiversidade encontrada em suas águas. Aqui podemos observar animais bem pequenos, como os nudibranquios, peixes, tartarugas e até cações. Nossa intenção é trazer ao público a beleza do fundo do mar e conscientizar para a preservação do ambiente marinho que muitas vezes não é acessível a todos. A preservação da Costa do Peró é importante para todo o ecossistema de Cabo Frio – afirmou Flávia Mergulhão.

O campeonato acontece a poucos dias de a Praia do Peró hastear a Bandeira Azul, certificado internacional de qualidade de praias. A programação, marcada para o dia 13, prevê várias atividades ambientais e o hasteamento da Bandeira Azul, às 10h, com o Hino Nacional, tocado pela Banda do Corpo de Fuzileiros Navais.

-- Esta competição da ABISUB tem grande importância para a divulgação da riqueza ambiental da Costa do Peró não somente para o Brasil como também para o mundo, pois todos os apaixonados pela biodiversidade marinha estão de olho nas imagens que os fotógrafos vão produzir na nossa costa – comentou o biólogo Octávio Menezes, do movimento Amigos do Peró.

bottom of page