top of page

Niterói revitaliza o Canto de Itaipu


O sonho tem 40 anos. O prazo de conclusão é de quatro meses. O Canto de Itaipu, uma das mais antigas vilas de pescadores de Niterói, que abriga o Museu Arqueológico de Itaipu (MAI), será revitalizado com projeto que prioriza o ordenamento urbano e a acessibilidade à praia, principalmente para deficientes físicos. O contrato para início das obras, com prazo de execução de quatro meses, foi assinado neste sábado (12) pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT) e pelo Secretário de Planejamento de Niterói, Axel Grael.

Axel Grael assina o contrato de obras

Para executar o projeto de revitalização, com destaque para a praça que ficará em frente ao MAI, técnicos da Prefeitura ouviram os antigos pescadores, comerciantes, moradores e a direção do MAI. O objetivo principal é ordenar, dar tratamento paisagístico, melhorar a acessibilidade e a drenagem, mas não descaracterizar o ambiente bucólico tradicional do Canto de Itaipu.

-- Ainda como secretário Executivo, Axel Grael e sua equipe ouviram todos que vivem ou trabalham aqui antes de executar o projeto. O ordenamento vai acabar com a desordem e atrair turismo de qualidade para a praia. Trabalhar na bagunça é muito ruim – comemorou Jorge Belas, o Jorginho, que comanda um quiosque há 36 anos na Praia de Itaipu.

Axel Grael elogiou a equipe técnica que fez o projeto:

-- Esta é uma reivindicação de 40 anos dos pescadores e moradores de Itaipu. O projeto de obras é uma síntese de tudo o que a comunidade pediu. Além desta, a prefeitura tem uma grande frente de obras na Região Oceânica que, em breve, será uma grande referência de beleza e de qualidade de vida – previu Grael.

Administrador Regional de Itaipu, Carlos Roberto Boechat acrescentou que as obras vão beneficiar também todos os moradores de Niterói e de outras regiões, pois o Canto de Itaipu é um dos locais mais visitados da cidade:

-- As obras vão melhorar não somente o acesso à praia como também ao MAI, aumentando as potencialidades turísticas e valorizando a cultura pesqueira local.

O prefeito Rodrigo Neves disse que, embora o MAI seja um próprio do governo federal, a prefeitura está disposta a fazer investimentos no conjunto tombado pelo IPHAN.

bottom of page