Jovens de 16 e 17 anos podem tirar o título até 9 de maio

Data vale também para regularização do título,

emissão da 1ª via e transferência de domicílio eleitoral

Os jovens de 16 e 17 anos que desejam votar nas eleições deste ano têm até 9 de maio para tirar o título de eleitor. Essa data também vale também para quem precisa regularizar o título, tirar a primeira via do documento, transferir o domicílio, alterar dados ou solicitar mudança para uma seção de fácil acesso. O agendamento do atendimento pode ser feito pela internet, no site do TRE-RJ, ou pelo telefone (21) 3436-9000

Quem completar 16 anos até o dia do primeiro turno (7 de outubro) também pode requerer a emissão do título. Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos brasileiros a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos.

Documentação

Para obter o título de eleitor, o cidadão deve levar os seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou casamento; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação do serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.