Mar continua fazendo estragos no calçadão da Praia da Macumba

A Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente informou que está finalizando estudo para chegar a um projeto para recompor o trecho atingido.

Mais um trecho do calçadão e da ciclovia da Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, veio abaixo com a força das águas nesta segunda-feira (9). Agora, já chega a quase 300 metros o trecho que desmoronou

Reprodução TV Globo

A Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente informou que está finalizando um estudo em parceria com a Rio Águas e com a Geo-Rio para chegar a um projeto para recompor o trecho atingido.


A água já passa por baixo do muro de contenção e os alicerces já estão aparecendo.


No dia 15 de setembro, um outro trecho já havia desmoronado. Na ocasião, não havia ressaca. Outro trecho desabou no dia 4 de outubro e uma pessoa chegou a se machucar. No dia seguinte o então secretário municipal de Meio Ambiente, Rubens Teixeira, disse que a obra no local foi malfeita.

“Essa obra começou a romper há semanas e vem caindo de lá para cá. A estrutura não foi estaqueada e foi desconsiderado o efeito das ondas tirando areia e descalçando o muro. Em alguns trechos o muro ficou, mas a areia foi retirada pela maré. Houve falha na execução. Estamos em reuniões com a Geo-Rio, Rio Águas e Coppe para buscar uma solução para a obra. Se vai ser feita uma reestruturação ou recomposição do que já existe. A obra tem de ser feita com clareza para que não fique cara e inadequada”, disse o secretário.


De lá para cá, Teixeira deu lugar na pasta para o deputado estadual Jorge Felippe Neto e o ex-secretário assumiu a presidência da Comlurb.