top of page

Comissão da OAB aprova acessibilidade no Bondinho do Pão de Açúcar

O bondinho do Pão de Açúcar, no Rio, está entre os equipamentos turísticos mais preparados do mundo para receber os turistas com dificuldade de acessibilidade. A conclusão é da equipe da Comissão de Turismo da OAB/RJ que inspecionou o bondinho. Outras inspeções serão feitas em breve em outros pontos turísticos, como o Trem do Corcovado, o AquaRio, a Rodoviária Novo Rio e os aeroportos

-- Com elevadores em diversos pontos do percurso e uma equipe preparada, o turista não terá dificuldade em apreciar as belezas da cidade na visita ao bondinho do Pão de Açúcar, um dos destinos mais visitados no Rio – afirmou o presidente da Comissão de Turismo da OAB/RJ, Hamilton Vasconcellos.


Segundo Vasconcellos, as informações coletadas na visita serão usadas pela prefeitura para a criação de um aplicativo de celular acessível, que será oferecido aos cariocas e aos turistas. O objetivo da ação foi unificar informações de acessibilidades entre os pontos turísticos da cidade, facilitando a vida das pessoas com deficiência que visitam o Rio de Janeiro.

-- O Rio conta com uma hotelaria renovada, com 61 mil unidades, transporte público interligado com VLT, metrô e BRT, toda uma estrutura que se preparou para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em que a acessibilidade era uma preocupação. Os atrativos turísticos como o Pão de Açúcar e o Trem do Corcovado estão acessíveis. O Rio de Janeiro deve ser divulgado intensamente como um destino acessível, pois está preparado para receber este segmento – garantiu o presidente da Comissão de Turismo da OAB.


Também participaram da inspeção o subsecretário da Pessoa com Deficiência, Geraldo Nogueira, turismólogos e representantes do bondinho do Pão de Açúcar.

bottom of page