top of page

Maior exercício de prevenção do país começa em Petrópolis

Simulado de apoio a Defesa Civil reúne as Forças Armadas em cinco cenários de desastre

Começa nesta segunda-feira (31/7) em Petrópolis, o Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil (Ecadec), maior simulado de prevenção de desastres do país. As atividades acontecem na sede do 32° Batalhão de Infantaria Leve - Batalhão Dom Pedro II, na Vila Militar. Os cenários escolhidos para a realização do exercício na cidade foram de chuvas intensas seguidas por inundações, deslizamentos de terras e vendavais e um incêndio florestal de grande proporção. Essa é a primeira vez que o exercício acontece fora de uma capital do país.

Hoje as atividades começam às 13h .O simulado prevê ainda na quinta-feira (03.07) a evacuação de uma comunidade após o acionamento de uma sirene do sistema de alerta e alarme. O local escolhido para esse exercício foi a Rua João Xavier, no Bingen. Segundo o diretor de Treinamento e Capacitação da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, tenente coronel Gileno Alves, o objetivo do treinamento é trabalhar com os desastres mais comuns que acontecem em Petrópolis.

“A prevenção deve ser tratada como prioridade em Petrópolis. O simulado vai trabalhar com os desastres mais comuns que acontecem na cidade. Acredito que será um aprendizado enorme para a Defesa Civil municipal e de todo o Estado. Quando trabalhamos de forma organizada, podemos responder as catástrofes de forma mais rápida”, disse Gileno.

A primeira edição do Ecadec aconteceu em 2015, em Santa Catarina. Em 2016, o exercício ocorreu no Espírito Santo e, neste ano, será a vez do Estado do Rio de Janeiro sediar o simulado. Cerca de 100 pessoas vão participar do treinamento em Petrópolis. “É fundamental que a Defesa Civil trabalhe em conjunto com as Forças Armadas para que em um momento de catástrofe, a resposta seja mais rápida e eficaz. Estamos muito felizes em receber a atividade”, comentou Gileno.

O exercício conta ainda com a participação de representantes da Aeronáutica, Marinha, do Exército, Ministério da Integração Nacional, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, da Universidade Federal Fluminense (UFF) por meio do Mestrado em Defesa Civil, da Secretaria Estadual e Municipal de Defesa Civil.


Como funciona o ECADEC


Sem tropas ou equipes no terreno, as situações são simuladas em fatos que já ocorreram anteriormente na cidade. No exercício, tudo funciona por meio de rede de computadores, sendo que os protocolos, planos e ações são coordenados entre as instituições para o emprego real. O treinamento é moldado para testar a integração entre todas as forças participantes em situações de apoio à Defesa Civil.

bottom of page