top of page

Prefeito de Niterói é o novo presidente do Conleste


Rodrigo Neves e seu vice no Conleste, Dr. Sadinoel fotos Leonardo Simplício

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) tem, desde o início da tarde desta sexta-feira-feira, uma nova direção. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PV), e o prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza (PMB), tomaram posse, em assembleia realizada em Nova Friburgo, dos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, do consórcio. Eleita por aclamação, a chapa única ficará à frente da associação pelo biênio 2017-2018. Logo após a transmissão do cargo feita pelo presidente Helil Cardoso (P)MDB), Rodrigo Neves agradeceu pela confiança dos representantes das 15 cidades integrantes do Conleste e afirmou que vai trabalhar pela recuperação econômico-financeira das cidades da região.

“Conduzir o Conleste na atual conjuntura do país e do estado, é algo desafiador e exige dedicação. Nós vivemos o momento mais difícil da história da República brasileira. Temos uma crise que não é apenas econômica. Ela é institucional e política. Governar nossas cidades nesse contexto não é trivial. E para nós, prefeitos aqui do Rio de Janeiro, o desafio é maior ainda, pois é a unidade da federação que vive a pior situação no país. Outros estados passam por uma crise, mas conseguem honrar compromissos, o que não acontece no nosso estado", analisou Neves.

O presidente do Conleste, no entanto, afirmou que disposição não faltará:

“Temos um desafio muito grande na crise, mas a crise também cria oportunidades extraordinárias, pois dela nascem as boas estratégias e inovações na gestão pública. Boa parte do que implantamos em Niterói surgiu em função da crise. É com esse espírito que temos de administrar nossas cidades. Estou muito animado, com muita garra e disposição. Vocês terão um presidente com foco no consórcio. Vamos investir recursos de Niterói para fortalecer o Conleste, pois entendemos que Niterói não terá um desenvolvimento sustentável se ao nosso redor não houver o mesmo tipo de crescimento. Juntos somos mais fortes e juntos podemos crescer”, disse Neves. (foto)

Sadinoel reforçou a necessidade de união entre todos para superação das dificuldades que já existem e as adversidades que surgirem.

“Hoje uma das nossas prioridades deve ser a de ajudar imediatamente os municípios que estejam enfrentando os maiores problemas. Itaboraí sozinha é muito fraca. Silva Jardim sozinha é fraca. São Gonçalo sozinha é fraca, mas nós, como consórcio, teremos muita força. Se não houver essa união, não adianta”, disse.

Anfitrião do encontro, o prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo (PP), elogiou a eleição da nova direção do consórcio e sugeriu ações para fomentar negócios entre as cidades integrantes do Conleste, como feiras de negócios:

“Dentro dessa linha de incentivar e aproximar o setor produtivo e empresarial, deveríamos aproveitar o Conleste em busca de novos negócios que vão gerar mais empregos, que é o que mais precisamos nesse momento.”

Na reunião dos prefeitos, a equipe técnica da prefeitura de Niterói apresentou um plano de trabalho para os próximos meses que prevê um estudo detalhado da situação de cada município, suas vocações, e com propostas, como a criação de um Conselho de Desenvolvimento do Conleste, formado por empresários e integrantes do poder público para debater iniciativas em prol do desenvolvimento da região.

Na ocasião foi proposto, ainda, um calendário de novas reuniões para debater o plano de trabalho apresentado, validar ações e incluir sugestões de cada cidade no planejamento estratégico para a região Leste Fluminense. Cada encontro futuro ocorrerá numa cidade diferente que integra o consórcio.

Estiveram presentes ao encontro os prefeitos e representantes das cidades Araruama, Casimiro de Abreu, Maricá, Saquarema, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Magé, São Gonçalo e Tanguá.

bottom of page