top of page

Vereadores dão mais poder ao presidente da Câmara


Frank Costa (SD), Aldair de Linda (PT), Marcus Bambam (PV) e Felipe Auni (PSD) formam a mesa diretora da Câmara Municipal de Maricá - foto divulgação/Adriana Reis

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Maricá na última quarta-feira, foi votada e aprovada em segundo turno a Proposta de Emenda a Lei Orgânica do Município, que altera algumas atribuições do presidente da Câmara de Vereadores. A partir de agora, Aldair de Linda (PT), presidente da Casa, poderá apresentar e discutir projetos, indicações, requerimentos, emendas ou propostas de qualquer espécie. O Regimento Interno da Casa já prevê a participação do presidente nestes atos.


A limpeza de terrenos baldios na cidade também foi tema de debate entre os vereadores na sessão. O vereador Rony Peterson (PR) explicou que estão ocorrendo casos de violência na cidade por conta do mato alto e aparente abandono desses espaços. O presidente da Casa, Aldair de Linda (PT), explicou que tem se reunido com autoridades para tomar providências com relação aos terrenos abandonados.


Rony aproveitou para comentar que se reuniu com o secretário municipal de Segurança, Celso Netto, que comunicou que em poucos dias serão instaladas sinalizações horizontais e verticais entre Itapeba e Parque Nanci. Um redutor de velocidade também deverá ser implantado no local. Peterson acrescentou ainda que representantes do Hemorio estiveram na cidade e sinalizaram positivamente para o retorno da transfusão de sangue na cidade.


Já o vereador Marcinho da Construção (DEM) pediu atenção do Poder Executivo para a falta de abrigos de ônibus em Itaipuaçu. Ricardinho Netuno (PEN) trouxe reclamações da população quanto à educação. Ele explicou que muitos universitários da cidade estão sem recarga no bilhete único universitário, além da falta de uniforme e material didático para os alunos da rede municipal. Ismael Breve (DEM) agradeceu a Secretaria Municipal de Saúde pela aquisição do carro fumacê que já está circulando pela cidade.


A segurança foi debatida novamente. O vereador Tatai do Sacolão (PTB) contou que na manhã desta quarta-feira, diversas pessoas foram vítimas de uma dupla de assaltantes no bairro de Santa Paula. Ele explicou que o capitão Barreto, responsável pela 6° Companhia da Polícia Militar em Maricá, garantiu que disponibilizará uma viatura entre 5h e 8h durante todos os dias para circular nas vias do bairro. Ele disse ainda que o secretário de Segurança também garantiu que em 45 dias serão instalados os módulos de container em alguns pontos da cidade para inibir ações criminosas.


Também foram votadas e aprovadas algumas moções de autoria do vereador Ricardinho Netuno a militares do Corpo de Bombeiros de Maricá. São eles, o 2º sargento do Corpo de Bombeiros, Alan Pessanha da Silva; ao subtenente Ivanildo Sodré a Silva; ao cabo Carlos Eduardo Ferreira do Nascimento e ao subtenente Luís André Pereira de Souza. O capitão Marcelo Barreto, da 6ª Companhia de Policiamento também recebeu moção de aplausos do vereador Felipe Paiva (PCdoB).


bottom of page