top of page

Árvore Fundamental: MARAEY é marco histórico do mais importante projeto turístico-imobiliário

Rio de Janeiro, 28/10/2021

Por Amanda Barros e Redação GBNEWS

Fotos: Agência GBNEWS

O plantio da árvore na Restinga marcou o início de Maraey em Maricá


28 de Outubro de 2021 entra para a história de Maricá e do Estado do Rio de Janeiro. Foi lançado nesta quinta-feira, no evento “Árvore Fundamental”, o principal projeto turístico-imobiliário sustentável do país. O início das obras está previsto até o fim do ano. Maraey, na Restinga de Maricá, vai impulsionar decisivamente o desenvolvimento turístico sustentável do Estado do Rio de Janeiro e do município de Maricá. Os executivos do projeto, receberam o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) e o secretário executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, entre outras autoridades, para celebrar o marco histórico de autorização de construção do empreendimento. MARAEY.

O encontro, realizado na área do empreendimento, em Maricá, reuniu autoridades dos âmbitos federal, estadual e municipal, além das lideranças do projeto. Junto aos executivos Emilio Izquierdo Merlo (CEO da MARAEY), David Galipienzo (diretor executivo) e Luciana Andrade (diretora de sustentabilidade), também estavam presentes o presidente Alerj, André Ceciliano (PT); o secretário de Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio, Thiago Pampolha; a deputada estadual, Zeidan (PT); o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campello. Também presentes, os secretários de estado de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah, o de Turismo, Gustavo Tutuca; além do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo; presidente da autarquia SOMAR, Renato Machado; secretário municipal de Defesa Civil, Fabrício Bittencourt; e o vice-prefeito de Maricá, Diego Zeidan (PT). A mediação dos discursos das autoridades foi realizada pelo presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), João Teodoro da Silva.

O CEO de MARAEY, Emilio Izquierdo Merlo, deu a dimensão desse marco histórico. "Este é um dia fundamental. MARAEY sai do papel para se tornar realmente o melhor e mais importante destino turístico-residencial sustentável do Brasil, através do respeito ao meio ambiente e à cultura local, de importantes investimentos econômicos e a criação de milhares de empregos, especialmente ligados ao turismo".


Além dos executivos de MARAEY, também prestigiaram o evento os idealizadores do projeto, Emilio Izquierdo Jiménez e Kiko Senosiáin, e representantes das empresas sócias e controladoras da IDB Brasil, a Abacus Property Development e o Grupo Cetya.

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, destacou a importância da parceria entre Estado e empreendedor para o desenvolvimento sustentável: "É um orgulho muito grande estar aqui. É um orgulho poder vir a Maricá. Estamos aqui para trabalhar pela nossa população. Ninguém faz nada sozinho. Independentemente de bandeira política e partidária, queremos trabalhar juntos. MARAEY poderia ter escolhido outro lugar no mundo, mas escolheu Maricá."

Prefeito de Maricá, Fabiano Horta ressaltou a simbologia do evento: "Hoje é um dia de muita satisfação. Grandes acontecimentos precisam de marcos simbólicos. Hoje vamos plantar uma árvore que reverencia a cidade e quero reafirmar o compromisso de Maricá para o diálogo entre público e privado." Horta também pontuou a importância da comunidade de Zacarias e a construção do diálogo entre MARAEY e a população local. "Esse diálogo é imperativo, mas sem se impor a uma população que tem correspondência no empreendimento. Zacarias faz parte da história de Maricá e será um ator integrante do empreendimento."


O secretário-Executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, enumerou a coragem, a resiliência e o empreendedorismo da equipe de MARAEY: "É com imenso orgulho que recebemos empreendedores para investir nessa cadeia do turismo. Temos o dever e a obrigação de apoiar o empreendedor. Temos orgulho de MARAEY levar a comunidade de Zacarias e o empreendimento para o mundo. Este é só o início de tudo. Temos muito trabalho pela frente. O Rio de Janeiro é um patrimônio do mundo. Merece o empreendimento e toda equipe que está trabalhando nele."


Thiago Pampolha, secretário Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, falou sobre as qualidades do projeto: "Hoje é um dia feliz, um dia de celebrar o trabalho, a técnica, a união, um governo que acredita na força do trabalho e no desenvolvimento do nosso Estado. O empreendimento está localizado numa área de proteção de uso sustentável, mas demonstrou a capacidade de fazer o mais fino diálogo, respeitando o meio ambiente, as belezas naturais, potencializando esse patrimônio".


A ÁRVORE FUNDAMENTAL DE MARAEY


Para simbolizar a cerimônia, os executivos e algumas autoridades plantaram uma árvore da espécie Clusia fluminensis no terreno do empreendimento. Galipienzo explicou a escolha: "Marcamos o início do projeto MARAEY com o plantio de uma árvore fundamental, que simboliza nosso compromisso total com o meio ambiente. A espécie escolhida é uma homenagem declarada ao patrimônio natural do Estado, além de ser uma árvore muito importante, umas das precursoras no ecossistema de restinga. Ela se adapta bem à área. É uma árvore linda e expressiva", explicou David Galipienzo.

Fabiano Horta, Davi Galipienzo e Emílio Izquierdo


Em seu discurso de abertura, Emilio Izquierdo fez referência aos parceiros do projeto, como o Rock in Rio - que terá um hotel desenhado para ser o melhor resort temático all inclusive à beira-mar do mundo - e à família da tenista Maria Esther Bueno, que será homenageada com o Maria Esther Bueno Tennis & Sports Club, um centro esportivo com oito quadras de tênis que terá parte da receita destinada a projetos sociais para impulsionar ações em Maricá e arredores.


Emilio também destacou os três pilares que apoiam o projeto. "Somos pautados pelos três princípios genuínos e inegociáveis que norteiam o nosso empreendimento e fazem parte do DNA de todos aqueles que participam dele: o compromisso ambiental, a responsabilidade social e o desenvolvimento econômico sustentável".


"Entre construção e consolidação de vendas, o projeto - que terá mais de R$ 11 bilhões de investimentos privados - vai alavancar a economia do Estado ao longo dos próximos 14 anos e gerar mais de 50 mil empregos", conclui, Izquierdo. Quando estiver em plena operação, MARAEY vai gerar mais de R$ 1 bilhão de impostos por ano e 36 mil empregos.


A 2ª edição do Jornal GBNEWS Impresso com uma reportagem especial sobre o Maraey, foi bastante requisitada por autoridades e executivos presentes ao evento. O jornal pode ser acessado no portal www.gbnews.com.br



Secretário de estado de Desenvolvimento Econômico Vinícius Farah e seu subsecretário

CEO da Maraey Emílio Izquierdo

Presidente da TurisRio Sérgio Ricardo

Governador Cláudio Castro com o editor-chefe do GBNEWS Gilson Barcellos

Cláudio Castro em entrevista a Adalmir Ferreira, diretor do Jornal Nova Edição

Diego Zeidan, jovem vice-prefeito de Maricá

Prefeito Fabiano Horta e o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano

Secretário de Defesa Civil de Maricá Fabrício Bittencourt

Presidente da Somar Renato Machado

Convidados prestigiaram o evento na Restinga de Maricá

Secretários de estado Vinícius Farah (Desenvolvimento Econômico) e Gustavo Tutuca (Turismo)

Emilio Izquierdo com a família em foto exclusiva para o GBNEWS



bottom of page