top of page

Série Ouro: União de Maricá, União da Ilha e Estácio de Sá se destacaram no 1º dia de desfile no Rio

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 1 de mar.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 01º/03/2025

Por Gilson Barcellos

ree

União de Maricá levantou o público que lotou o Sambódromo do Rio (foto Ronaldo Nina/Riotur)


Com atraso de 50 minutos começou na Passarela do Samba do Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira (28), o desfile das primeiras oito Escolas de Samba da Série Ouro. As outras oito agremiações se apresentarão na noite deste sábado (1º/03).

 

Nesta primeira etapa se destacaram a União de Maricá, agremiação apoiada pela Prefeitura com uma subvenção de R$ 8 milhões fora a subvenção do Estado, a Estácio de Sá e União da Ilha do Governador. Em Cima da Hora e Botafogo Samba Clube apresentaram os piores desfiles. Também se apresentaram nesta primeira noite, Arranco, Inocentes e Unidos da Ponte.

 

União de Maricá

ree

(fotoi Carnavalesco)

 

A agremiação da Região metropolitana II homenageou Seu Sete da Lira, um dos exus das religiões de matriz africana.

 

O enredo “O Cavalo de Santíssimo e a Coroa do Seu 7”, assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira, cresceu com um samba que pegou na Avenida. Alegorias criativas e bem acabadas foram outro destaque.

 

Estácio de Sá

ree

(foto Alexandre Loureiro/Riotur)

 

A pioneira do samba do Brasil imaginou uma viagem do Leão, seu símbolo, até a Amazônia, onde se torna um dos seres encantados da floresta — os personagens imaginários dos povos originários do Brasil.

 

Com carros imponentes e um chão que não parava de cantar, a Estácio foi um dos destaques da noite.

 

Outro ponto que chamou a atenção foi a comissão de frente. Dois integrantes dividiram a fantasia de um leão.

 

 União da Ilha do Governador

ree

(foto Ronaldo Nina/Riotur)

 

A  escola contou a história de Marietta Baderna, bailarina italiana que aportou no Rio de Janeiro no século 19.

 

Com sua dança ousada e inovadora, ela conquistou o público, mas também escandalizou a elite da época. Seu nome acabou virando sinônimo de bagunça e deu origem à palavra baderna, ainda usada até hoje no português brasileiro.

 

A União da Ilha do Governador encerrou sua apresentação as 7h30 deste sábado.

 

A campã da Série Ouro estará habilitada a desfilar no Carnaval 2026 no grupo Especial.

 

Desfile de hoje (1º/03) a partir das 21 horas:

·      Tradição

·      Acari

·      Vigário

·      Unidos de Bangu

·      Porto da Pedra

·      São Clemente

·      Niterói

·      Império Serrano

 

 

 

 

Comentários


bottom of page