Surf: WSL revela pôster produzido por artista brasileiro para o Vivo Rio Pro 2025
- Gilson da Gama Barcellos
- há 1 dia
- 3 min de leitura
Rio de Janeiro, 13/05/2025
Por Redação GBNEWS
Foto: Divulgação

Nesta semana a WSL divulgou o pôster do Vivo Rio Pro apresentado por Corona Cero , etapa realizada em Saquarema, cidade da Região dos Lagos, conhecida como a “Capital Nacional do Surf”, que marcará a nona etapa do Championship Tour (CT). A competição acontece entre 21 e 29 de junho. O material revelado contém diversas referências à história da cidade e a sua natureza.
A arte foi produzida pelo artista brasileiro, Matheus Ribeiro, que tem como sua marca registrada elementos da natureza, além de sua clara inspiração em ilustrações de cartazes e em livros do final do século XIX, a “era de ouro da ilustração”.
Procurando trazer um aspecto contemporâneo, o artista optou por trabalhar com uma paleta de cores restrita, usando somente azul, amarelo e suas variações, como verde e roxo, que variam do azul, e branco, laranja, bege e marrom, que originam do amarelo.
“Busquei trazer elementos que remetessem a tradição da competição, além dos elementos já tradicionais do evento e da cidade, principalmente a natureza e a história de Saquarema, como a vista para a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré”, explicou Matheus Ribeiro.
Segundo o artista, a ideia foi manter diversas referências a grande festa realizada nesta etapa, evidenciando as outras atividades que acontecem durante os dias de competição como, por exemplo, shows, ativações e apresentação aérea da Esquadrilha da Fumaça.
Para Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina, a divulgação do pôster gera expectativa e tornou-se um dos itens mais desejados entre os produtos da loja da WSL.
“A cada ano buscamos refletir, por meio da arte, a identidade vibrante de cada etapa do Tour. É uma honra contar com o talento do Matheus Ribeiro para ilustrar o Vivo Rio Pro Saquarema e poder revelar o resultado de um dos itens que geram grande expectativa no público todos os anos. Além disso, a obra é o que também dá o tom para toda a comunicação visual que é produzida no evento”, destaca Martinho.
Realizado desde 2017, o Vivo Rio Pro só foi vencido por brasileiros, sendo Filipe Toledo o maior campeão com três títulos: 2018, 2019 e 2022. Além dele, outros três atletas entram nesta seleta lista de vencedores da etapa, são eles: Adriano de Souza (2017), o primeiro vencedor da história da prova, Yago Dora (2023) e Italo Ferreira (2024).
Apesar da hegemonia dos brasileiros, as brasileiras ainda buscam a conquista inédita da etapa, as expectativas ficam por conta de Luana Silva, que no início do ano faturou o Campeonato Mundial Júnior e tem feito uma temporada no CT de encher os olhos.
O Championship Tour (CT) é a divisão de elite do surfe global. Principal entre os campeonatos da WSL, o circuito - que tem Saquarema como o polo do surfe no Brasil e na América Latina - define os campeões mundiais da temporada entre homens e mulheres. Na categoria masculina, os brasileiros conquistaram cinco das últimas seis edições do mundial.
Sobre a WSL
A World Surf League (WSL) é a casa do surf competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surf e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação. Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.
Vídeo de produção: Clique aqui