top of page

STJ autoriza o reinício da construção do Resort MARAEY na Restinga de Maricá

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 20 de ago.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 20/8/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Agencia GBNEWS

ree

MARAEY, empreendimento localizado na Restinga de Maricá e premiado como o melhor projeto de usos públicos do mundo e o melhor desenvolvimento sustentável da América Latina, obteve, nesta terça-feira (19), na segunda turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decisão colegiada favorável que permite a retomada do projeto. Inicialmente vai gerar 5 mil empregos diretos.

ree

"É com satisfação que recebemos a decisão do Superior Tribunal de Justiça, que permite a retomada de MARAEY, após um rigoroso processo de licenciamento de mais de 13 anos junto aos órgãos competentes. Acreditamos muito no potencial transformador do empreendimento para o desenvolvimento turístico e econômico sustentável de Maricá, do Estado do Rio e do Brasil. E agradecemos a todos que estão ao nosso lado desde o início do projeto e ao apoio das mais de 35 associações e entidades nacionais e internacionais, reconhecendo os importantes compromissos ambientais, sociais, educacionais e econômicos do empreendimento", afirma Emilio Izquierdo, CEO de MARAEY.

 

Baseado em princípios de Desenvolvimento Sustentável, com apenas 6,6% de ocupação predial do total da área, a constituição da RPPN e entrega dos títulos de propriedade à comunidade de pescadores de Zacarias, MARAEY terá investimento de R$ 4 bilhões na primeira fase, com três hotéis da rede Marriott e uma universidade de hotelaria com o grupo suíço EHL.

 

Durante a construção, o empreendimento vai gerar mais de 18 mil empregos, e mais de 5 mil oportunidades diretas na primeira etapa de operação. “Também trabalharemos igualmente para a implementação de cursos profissionalizantes para milhares de moradores de Maricá e regiões próximas, provando que o turismo sustentável é uma solução positiva de impactos transformadores”, reforça Emilio.

ree

Para David Galipienzo, diretor-executivo de MARAEY, a decisão permite que o projeto leve adiante sua missão socioambiental, que é parte integral do DNA da iniciativa, e siga sendo uma referência para projetos similares no futuro. “Hoje é um dia importante para o desenvolvimento imobiliário e turístico sustentável no Brasil e no mundo, e MARAEY vai liderar pelo exemplo”, afirma.

 

O contínuo aperfeiçoamento do empreendimento é reflexo do total compromisso com o meio ambiente. “As ações ambientais e sociais, que são o pilar de MARAEY, seguem em frente. Vamos criar uma RPPN em mais da metade da área do projeto; desenvolver um Centro de Pesquisas com programas de conservação e proteção da flora e fauna; e promover a entrega dos títulos de propriedade à Comunidade de Pescadores de Zacarias, além de implementar programas em favor da pesca artesanal, sempre com profundo respeito às comunidades tradicionais presentes”, finaliza Galipienzo.

ree

 

ree

 

 

Comentários


bottom of page