top of page

Santo padroeiro dos Pescadores foi lembrado em Maricá com procissão nas águas e shows

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 30 de jun.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 30/6/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Bernardo Gomes

ree

Neste 29 de junho, Dia de São Pedro, o santo padroeiro dos pescadores, nas comunidades de Guaratiba, Zacarias, Cordeirinho, Ponta Negra e Araçatiba, em Maricá, a tradição foi mantida com uma programação que teve café da manhã, oração seguida de procissão nas águas, shows e missas. As festas populares também reuniram moradores, pescadores e visitantes em uma celebração de muita fé e identidade.

 

“Temos uma tradição muito forte aqui na cidade devido a uma história pesqueira que existe há mais de 100 anos. A pesca foi um dos primeiros empregos do município. Houve a determinação para que valorizássemos a classe dos pescadores e assim seguiremos. Celebrando São Pedro e Maricá”, disse o secretário de Pesca, Xandi de Bambuí.

ree

As procissões marítimas foram pontos altos nas comemorações. Com embarcações enfeitadas com bandeiras e a imagem de São Pedro sendo levada como símbolo de proteção e gratidão, fiéis navegaram pelas lagoas da cidade. Tradicionalmente, os pescadores, que dependem das águas para o sustento, renovam seus pedidos de bênçãos e bons ventos, em um gesto de respeito pela natureza e pelas raízes da profissão.

ree

 “É com muita alegria que nos reunimos nesse dia para celebrar a vitória de Cristo através de São Pedro. Para todos, é muito importante resgatarmos essa comemoração”, afirmou o Diácono Raimundo, antes da realização da oração e procissão marítima de Ponta Negra.

ree

Em Cordeirinho, no loteamento Marinelândia, além da homenagem a São Pedro com o desfile dos barcos no canal local, houve tenda com muita música e barracas com comidas típicas deste época do ano à disposição dos moradores.

ree

 Comemorações terminam a noite

 

Mais do que uma homenagem religiosa, o Dia de São Pedro em Maricá é uma demonstração de amor à tradição e um reconhecimento de identidade maricaense. Nesse contexto de reafirmação com o povo local, um palco foi montado em Araçatiba para celebrar a data com shows.

 

No último sábado, a pagodeira Marvvila e o sertanejo João Gabriel embalaram a multidão na orla da lagoa. Já neste domingo (29/06), a partir das 20h, o cantor Suel também sobe ao palco para fechar com chave de ouro as festividades.

ree

 

Comentários


bottom of page