top of page

Quaquá: Maricá será um grande polo científico e tecnológico do país

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 6 de nov.
  • 3 min de leitura

Rio de Janeiro, 06/11/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Thamyris Mello

ree

Maricá e UFRJ juntas numa parceria para levar tecnologia para a cidade


Com o objetivo de promover o ensino e a pesquisa no Parque Tecnológico da cidade, a Prefeitura de Maricá assinou um termo de cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A expectativa é de que 50 vagas para o curso de graduação em biotecnologia já estejam disponíveis no próximo vestibular da UFRJ.

 

“Fazer essa parceria com a UFRJ é estratégica para trazer tecnologias para o município. Queremos que Maricá seja um grande polo científico e tecnológico do país. E tudo isso é para construir uma economia para as pessoas e para as famílias. É isso que estamos fazendo aqui”, declarou o prefeito Washington Quaquá (PT) durante a cerimônia de assinatura no auditório da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em Araçatiba, Centro.

 

O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, comemorou este passo na direção de uma presença efetiva da universidade em Maricá e frisou que admira o que a cidade faz pela sua população:

ree

“A nossa vinda para Maricá tem muito a ver com o trabalho que essa cidade está fazendo pela sua população. Muitos falam de petróleo, mas poucas cidades souberam aproveitar esse recurso como Maricá faz, com benefícios reais para a população. Se nós não dominarmos ciência, tecnologia e inovação, jamais teremos um povo verdadeiramente soberano”, avaliou o reitor Medronho.

 

Kildare Rocha, diretor do Instituto de Biofísica da UFRJ, disse que a expansão da universidade é uma de suas missões institucionais.

 

“O que nos motiva é trazer para a população a possibilidade de atuar no campo científico, promovendo desenvolvimento científico e tecnológico nas regiões onde atuamos. O curso de Biotecnologia foi pensado com uma aplicação concreta e tem tudo para colocar Maricá no mapa do desenvolvimento tecnológico na área biológica no estado do Rio de Janeiro e no país”, garantiu Kildare.

 

O Parque Tecnológico

ree

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), empresa que está executando a construção do Parque Tecnológico, que será gerido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), apresentou a infraestrutura que é erguida em Ubatiba e comemorou o acordo com a UFRJ.


“Não é fácil trazer a maior universidade federal do Brasil, para cá. O prédio que estamos concluindo tem quatro andares. No piso superior, fica a nova sede do ICTIM. No terceiro piso nós teremos a gestão do parque, a aceleradora de empresas e a direção do parque futuro. Todo o primeiro piso será a graduação do primeiro curso da UFRJ”, explicou Pansera.

ree

O presidente da Codemar também falou sobre a chegada de empresas privadas para o Parque Tecnológico. Isso porque o espaço tem uma “tripla hélice” com a participação do governo, de pesquisadores e de empresas.

 

“A Desaer já se instala aqui em dezembro, no Galpão Tecnológico e depois se muda para o parque, com 75 engenheiros, para trabalhar no desenvolvimento de aviões. A Bio Inovar também vem, com um centro de pesquisa de medicina de alta precisão. O Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas também vem. A parceria SESI/ SENAI/Maraey vai treinar 1.500 pessoas para o complexo hoteleiro”, elencou Pansera.

 

Fundo de investimento

ree

O prefeito Washington Quaquá fez uma promessa arrojada durante a assinatura: a criação de um fundo de investimento específico para ciência e tecnologia:

 

“A soberania do Brasil só será real quando dominarmos o conhecimento, seja ele técnico ou cultural. A dominação hoje se dá não com armas, mas com conhecimento. Não podemos desperdiçar dinheiro”, garantiu.

ree

 


Comentários


bottom of page