Rio de Janeiro, 26/4/2024
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação
A peça teatral de temática espiritualista “Violetas na Janela” faz curta temporada na Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói, nos dias 3, 4 e 5 de maio. No 30º aniversário de lançamento da obra literária, a adaptação teatral comemora 25 anos em cartaz. Inspirado no livro homônimo, com mais de dois milhões de livros vendidos e lançado em 1993 pela médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho – a partir do contato com o espírito Patrícia – o espetáculo, protagonizado pela atriz Ana Rosa, aborda o tema da vida após a morte. Sucesso de público e crítica, o espetáculo é uma adaptação feita pela própria Ana Rosa, com direção sua e do saudoso ator e marido Guilherme Corrêa.
“Uma filha minha desencarnou às vésperas de completar 19 anos e eu ganhei de uma vizinha o livro Violetas na Janela’. Outra filha estava na faculdade. O pessoal soube que ela tinha perdido a irmã e lhe deu o livro. Isso foi em novembro de 1995. No grupo de amigo oculto no centro espírita que a gente frequentava, o meu marido ganhou de presente o livro Violetas na Janela. Então, por três vias, ele chegou às nossas mãos”, recorda Ana Rosa.
A partir desse contato mais que especial com a obra, Ana Rosa e o marido adaptaram e dirigiram a montagem baseada no livro, que percorre o Brasil desde 1997. O sucesso prova a identificação do público com a narrativa, que explica o que é a desencarnação.
“É um espetáculo lindo e inspirador. Gosto de deixar claro que não é nossa intenção fazer a cabeça de ninguém. A peça é baseada numa obra espírita, mas as pessoas não precisam ser espíritas para gostar do espetáculo. Eu gosto de citar os filmes Ghost e Sexto Sentido, que são maravilhosos, e nenhum deles foi anunciado como filme espírita. Mas eles trazem essencialmente aspectos da vida dos espíritos e da vida após a morte. Então, eu não gosto quando, nas nossas divulgações, as pessoas anunciam como peça espírita. Isso limita, parece que realmente é só para quem é espírita - e não é verdade. É um espetáculo com 14 atores no palco, atores profissionais, uma música lindíssima, uma iluminação lindíssima, o público assiste e gosta. Quem acredita só vai reafirmar o que já aprendeu ou sabe; quem não acredita ou tem curiosidade vai achar muito interessante. Não tem que ter preconceito. Quem for ver vai perceber que a peça é basicamente os ensinamentos de Jesus. Espero que todos gostem desse espetáculo”, explica a atriz.
A PEÇA
Violetas na Janela mostra com simplicidade as experiências de Patrícia, uma garota que desencarnou aos dezenove anos e acordou numa colônia espiritual onde a vida continua. Fala de suas descobertas, dúvidas, necessidades, da busca pelo autoconhecimento, seus receios, afetos, seus amores. Uma colônia onde existem hospitais, escolas, teatros, meios de transporte, bibliotecas, onde a tecnologia avançada convive em harmonia com a natureza, os homens, os animais. Um lugar onde é respeitado o livre arbítrio e a justiça reinante é a do amor.
Mas, no nosso Universo infinito também existem outros lugares mais e menos felizes. Para qual deles nós iremos após a morte do corpo, só depende de nós mesmos; do que e de como estamos fazendo aqui e agora. Nunca um número tão grande de pessoas buscou tantas alternativas ou se interessou por experiências místicas e espirituais como agora. Estamos em plena era da revolução da consciência
O conhecimento e a prática das religiões orientais e ocidentais é uma realidade. Até mesmo a ciência procura explicação para fenômenos espirituais através da parapsicologia e da própria psicologia. A literatura é pródiga em técnicas de terapia de regressão a vidas passadas, cura quântica, cura holística, memória holográfica, meditação transcendental, viagens astrais e experiências de quase morte. Quem de nós já não passou pela dor da perda de uma pessoa querida e não se sentiu compelido a refletir sobre a existência da vida após a morte?
A peça, ao falar sobre o desencarne de Patrícia, trata o assunto com leveza e toques de humor, que se encarregam de dar graça ao espetáculo. A trilha sonora foi composta especialmente por Claudio Suisso e os 14 atores que se revezam em cena são mais um atrativo para o público.
Aos 81 anos e residindo em Portugal, Ana Rosa, que é atriz, bailarina, escritora, musicista e dubladora, tornou-se uma figura conhecida de todos os brasileiros. Não por acaso, entrou para o Guinness Book por ter atuado em mais novelas do que qualquer outra atriz no mundo.
Com uma família de artistas, Ana Rosa nasceu em Promissão (SP) e apareceu na telinha em projetos nas mais diferentes emissoras, como Tupi, Record e Globo. Participou de folhetins marcantes, entre eles, O Rei do Gado, Corpo Dourado, O Beijo do Vampiro, História de Amor, Fina Estampa e Caminhos do Coração. No cinema, marcou presença em diversos longas: Nosso Lar, Chico Xavier, E a Vida Continua... e O Signo da Cidade. Em 2005, por conta da comemoração dos 40 anos de carreira, lançou o livro Essa Louca TV e sua Gente Maravilhosa (Editora Butterfly).
SERVIÇO:
Violetas na Janela
Com: Ana Rosa e Grande Elenco
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói
Datas e Horários: Dias 3 e 4 de maio às 20h. Dia 5 de Maio, às 19h.
Ingressos: R$90,00 inteira e R$45,00 meia
Doando 1 kg de alimento não perecível 50% de desconto na inteira
Informações: (21) 96502-8821
Assistente de Direção: Beatriz Corrêa
Cenografia: Jose Dias
Figurino: Du Pimenta
Iluminação: Carlos Boschini
Assistente de Palco: Leandro do Valle
Assessoria de Imprensa: Comunicar Assessoria
Produção: Claudio Sardemberg
Realização: Iniciato Produções e Marketing
Comments