top of page

Onça é flagrada passeando tranquilamente na Zona Rural de Maricá

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 5 de fev.
  • 1 min de leitura

Rio de Janeiro, 05/02/2025

Por Redação GBNEWS

Foto: Divulgação/PMM

ree

Cobras, capivaras e outros animais volta e meia são vistos passeando nas ruas, avenidas e matas de Maricá, cidade litorânea fluminense. O flagrante mais recente é o de uma onça-parda (Puma concolor) filmada pelas câmeras do Programa de Monitoramento da Fauna Silvestre (Mofama) do município.

 

Aparentando ter dois anos de idade, o animal foi visto no Refúgio de Vida Silvestre Municipal de Maricá (Revis), no Espraiado, Zona Rural da cidade. Em abril do ano passado outra onça, da mesma espécie, também foi vista passeando na mesma área.

 

A onça-parda é ameaçada de extinção e está presente na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e considerada vulnerável pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O animal silvestre é um predador estritamente carnívoro. Porém, a espécie é uma das mais generalistas entre os felinos. Na falta de presas grandes, os pumas podem comer uma variedade grande de presas, incluindo lagartos, aves e insetos.

 

Seu peso varia entre 40kg e 50kg. Assim como a maioria dos felinos, as onças-pardas são animais com hábitos crepusculares e/ou noturnos, ou seja, mais ativos no fim de tarde e durante a noite. São solitárias e oportunistas, aproveitando qualquer chance para se alimentarem.

ree


Comentários


bottom of page