top of page

Ondas fortes, água fria e algas atrapalham o banho de mar em Maricá

Rio de Janeiro, 20/02/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Agência GBNEWS

O mar não está para peixe, já dizia o ditado popular. Tomar banho de mar nas praias de Maricá nesta segunda e terça-feira (21) não é uma boa pedida para moradores e veranistas que estão curtindo o carnaval.


Um swell levou grandes e fortes ondas que podem chegar a 2 metros. A água está fria e grande quantidade de algas chegaram em grande quantidade se proliferando devido à emissão de matéria orgânica e esgoto no litoral. As fortes chuvas dos últimos dias contribuíram também para o derramamento de esgoto dos canais e rios para o mar.

Em Itaipuaçu, praia não recomendada para banhos devido as constantes correntezas e valões, sempre com bandeira vermelha, um helicóptero do Corpo de Bombeiros resgatou banhistas neste domingo (19). (fonte Maricainfo)


O que é swell

(foto internet)


Os grandes Swells são gerados por ventos mais “antigos” e um por período mais longo de uma tempestade. Os ventos que permanecem soprando por um tempo maior, possuem maior energia acumulada e viajam por uma velocidade maior nos oceanos, e assim tendem a se organizarem como séries (vagalhões) de ondas.


Commentaires


bottom of page