top of page

Niterói promove ação integrada com atendimentos em saúde e acolhimento em vários pontos da cidade

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 4 de mai.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 04/05/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Cláudio Fernandes

ree

A Prefeitura de Niterói segue realizando ações em vários pontos da cidade, com foco no acolhimento e na oferta de serviços multissetoriais para a população em situação de rua.

 

As ações de acolhimento e atendimento do Programa Consultório na Rua são chamadas de ações integradas, quando realizadas de forma articulada entre diferentes frentes da política pública: saúde e assistência social. Trata-se de uma ação assistencial, envolvendo as equipes da Assistência Social, do Consultório na Rua e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com o objetivo de oferecer suporte social e cuidados em saúde de maneira humanizada e acessível.

ree

Essas ações acontecem de forma itinerante, em três territórios estratégicos da cidade: Praça do Rink, Avenida Amaral Peixoto e Praça Araribóia, com frequência de duas vezes por semana. Em cada local, as equipes oferecem atendimento em saúde, orientações, encaminhamentos e acesso a serviços sociais — tudo voltado ao fortalecimento do cuidado integral da população em situação de rua.

 

A equipe de saúde multiprofissional é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, psiquiatras, dentistas e redutores de danos. A atuação conjunta com a assistência social permite ampliar o alcance das políticas públicas, oferecendo, em um mesmo espaço, atendimentos essenciais à dignidade e ao bem-estar dessa população.

ree

A secretária de Saúde de Niterói, Ilza Fellows, comentou a importância dessas ações integradas que acontecem nas ruas da cidade.

 

“O programa é essencial para o nosso compromisso de uma saúde mais acessível e inclusiva. A partir do Consultório na Rua, podemos oferecer suporte àqueles que mais precisam, com a possibilidade de encaminhamentos para serviços de saúde mental oferecidos pelo município, como o Caps AD”, explicou a secretária.

 

Rede de acolhimento municipal


A Prefeitura de Niterói possui uma rede de proteção e atendimento socioassistencial que conta com 10 (dez) Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), 02 (dois) Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), 01 (um) Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) com Serviço de Abordagem Social integrado, além de 05 (cinco) unidades de acolhimento institucional (abrigos), 01 (um) hotel social e 01 (um) albergue pernoite.

 

Comentários


bottom of page