top of page

Natal de Maricá terá desfiles, ônibus vermelhinhos no lugar de renas, unindo o sagrado com o popular

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 7 de nov.
  • 3 min de leitura

Rio de Janeiro, 07/11/2025

Por Redação GBNEWS

ree

Carnavalesco Milton Cunha é o responsável pela direção artística do "Natal Brasilidade" de Maricá (foto Thamyris Mello)


Com o tema Natal Brasilidade o carnavalesco Milton Cunha está preparando um desfile misturando a magia do Natal com a potência das expressões culturais do país. Esta celebração vai acontecer entre 22 de novembro e 6 de janeiro.

 

Responsável pela direção artística do evento, Milton Cunha promete transformar Maricá em um grande palco de encantamento, com decoração temática, desfiles, experiências imersivas e atrações culturais que unem o sagrado e o popular em um mesmo compasso.

 

“O desfile do ‘Natal Brasilidade’ é um cortejo de celebração da vida, da natureza e do povo. Nele, Papai Noel troca as renas pelos ônibus Vermelhinhos, e as estrelas brilham ao som de tambores, trompetes e cânticos de esperança. Entre alas e alegorias, o Natal ganha o sotaque do Brasil - indígena, nordestino, caiçara, plural - e o perfume das flores tropicais que nascem entre o mar e a serra”, define Milton Cunha.

 

Nesse gesto simbólico, os ônibus Vermelhinhos, ícones do programa Tarifa Zero de Maricá, tornam-se também personagens do espetáculo, representando a mobilidade social e a inclusão que movem a cidade. Assim como no cotidiano maricaense, em que os ônibus gratuitos conectam bairros, histórias e sonhos, no desfile eles conectam o imaginário natalino ao sentimento coletivo de pertencimento e igualdade.

 

Parada iluminada

 

Cada detalhe do desfile, que acontecerá na Orla de Araçatiba, reflete essa proposta de união entre o imaginário natalino e a estética das escolas de samba — marcas registradas do estilo de Milton Cunha. O espetáculo do “Natal Brasilidade” nasce como uma grande narrativa visual sobre o pertencimento, a esperança e o poder da coletividade, transformando a avenida em um palco da memória e da diversidade.

ree

 (foto Thamyris Mello)


“Cada ala é um pedaço dessa terra abençoada, cada carro alegórico é um poema em movimento: os povos originários guardam o passado, as águas sagradas alimentam o presente e a diversidade abre caminho para o futuro. Nas ruas iluminadas, a cidade se faz enredo, a cultura vira fantasia e a alegria se transforma em linguagem universal”, descreve Milton.

 

Mais do que uma celebração natalina, o desfile é uma declaração de amor à cidade e ao Brasil que vive em Maricá. Em um diálogo poético entre o Natal e a brasilidade, Milton reconstrói a figura de Papai Noel e o transforma em símbolo de inclusão e proximidade.

 

“Aqui, o Natal fala com o coração do povo, dança com o corpo da cidade e brilha com a alma de quem acredita que o amor é a maior forma de resistência. É o Natal de um Brasil que se reinventa em cor, som e solidariedade. É o Natal de Maricá — onde cada luz acesa é um gesto de fé e cada sorriso, uma afirmação de pertencimento”, resume o artista.

 

O desfile da Parada Iluminada acontecerá diariamente, envolvendo seis carros alegóricos. Cerca de 700 pessoas de Maricá foram selecionadas para atuar nos desfiles e estão ensaiando desde o final de outubro para fazer um Natal inesquecível.

ree

(foto Elsson Campos)

 

Serviço: 

 

Desfiles: de 22/11 a 28/12, das 20h às 21h 

 

Brinquedos e Atrações: de 22/11 a 06/01 (quintas, sextas, sábados e domingos, das 14h às 20h)* – com agendamento via QRCode  

 

*Ação especial brinquedos: todas as quintas-feiras, das 09h às 12h, os brinquedos serão de uso exclusivo para as crianças das escolas municipais de Maricá.

ree

 

Comentários


bottom of page