top of page

Movimento Vozes do Mundo tem exposição "Se Tudo Fosse Cinza" em Niterói

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 11 de jun.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 11/6/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

ree

O Movimento Vozes do Mundo dá continuidade ao seu Programa Artístico de 2025 com a exposição “Se Tudo Fosse Cinza”, em cartaz no Espaço Cultural Correios Niterói até o dia 21 de junho. Com entrada gratuita, a mostra reúne cerca de 30 artistas visuais e propõe uma reflexão profunda e sensível sobre os impactos das mudanças climáticas e das crises ambientais que desafiam a humanidade.

 

A exposição coletiva ocupa as salas do centro cultural com obras que transitam entre pintura, escultura, instalação, fotografia e performance, construindo uma narrativa poética e crítica sobre a relação entre humanidade e natureza. As obras abordam desde a destruição dos ecossistemas e a perda da biodiversidade até a urgência de imaginarmos novas formas de existência — mais sustentáveis, empáticas e interdependentes.

ree

 “Vivemos um momento crítico, em que os impactos das mudanças climáticas e das crises ambientais nos colocam diante da urgência de repensar nossa relação com o planeta. ‘Se Tudo Fosse Cinza’ convida o público a refletir sobre essas questões de forma sensível e profunda, usando a arte como ferramenta de escuta, denúncia e imaginação de futuros possíveis” — afirma Mariana Bahia, fundadora do Movimento Vozes do Mundo.

 

“Se Tudo Fosse Cinza” se propõe não apenas como uma mostra artística, mas como um convite à reflexão coletiva. A curadoria destaca trabalhos que exploram as camadas simbólicas e afetivas da conexão com o meio ambiente, reconhecendo o ser humano como parte indissociável de um organismo vivo, plural e em constante transformação. Na exposição, estão participando 30 artistas da arte contemporânea que utilizam a estética como ferramenta de mobilização e denúncia.

ree

 A exposição integra o calendário do Movimento Vozes do Mundo, iniciativa que busca fomentar a produção artística engajada com causas socioambientais e ampliar o diálogo entre arte, educação e sustentabilidade. Com curadoria do próprio Vozes do Mundo e co-curadoria de Beatriz Roza, a mostra tem como fundadora do movimento Mariana Bahia e conta com produção de Emanuel Maciel, Mariana Rocha, Rodrigo Retka e Sarah Chrispino. O educativo é assinado por Ana Beatriz Acioli, enquanto a fotografia e o design ficam por conta de Zitto Martins, Luiz Guilherme Aragão e Luiz Gabriel Ramo.

 

Serviço

Gratuito

Exposição “Se Tudo Fosse Cinza”

Data: até 21 de junho de 2025

Horário: de segunda a sexta-feira de 11h às 18h | sábado 13h às 17h

Local: Centro Cultural Correios Niterói

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481- Centro, Niterói–RJ

ree

 

 

 

Comentários


bottom of page