top of page

Maricá se lança em busca de se tornar uma porta para o espaço

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 14 de jun.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 14/6/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Leonardo Fonseca

ree

Celso Pansera e Washington Quaquá receberam no Aeroporto de Maricá Marco Antonio Chamon (centro)


Em breve, Maricá pode ser uma das portas do mundo para o espaço! Nesta sexta-feira (13), o presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antonio Chamon, visitou o município e se reuniu com o prefeito Washington Quaquá, com o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Celso Pansera, e outros executivos do governo para falar sobre o tema.

 

 A Codemar está realizando estudos para a implantação de uma base de lançamentos de foguetes. A criação do equipamento pode colocar a cidade num mercado em grande expansão e atrair empresas de ponta, criando empregos de alta qualidade relacionados à tecnologia.

ree

“O mercado de satélites cresceu muito nas últimas décadas e terá crescimento exponencial ainda. Existe, no mundo, uma carência de espaços para lançar foguetes com satélites, e o Brasil tem tecnologia para isso. As ilhas em frente a Maricá têm potencial enorme para receber esta base de lançamento de foguetes. Pode parecer coisa de outro mundo, mas não é. É uma possibilidade real”, declarou Celso Pansera.  

 

O presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, afirmou que o interesse de Maricá em construir uma base na cidade vai ao encontro dos interesses da agência em diversificar o Programa Espacial Brasileiro.

ree

 "Diversificar é também regionalizar as suas atividades. Maricá tem uma posição geográfica importante, tem recursos e tem vontade política de realizar. O futuro social e econômico do país está no seu desenvolvimento tecnológico, e a área espacial é uma área de grande desenvolvimento no mundo. A ideia da reunião era trazer Maricá para dentro do programa, mas vi que é o contrário, é Maricá que está trazendo o programa para dentro de si”, avaliou Chamon.

 

A iniciativa privada também é importante no projeto e, em breve, possivelmente em novembro, a cidade deve receber um evento reunindo importantes players do setor para discutir as questões de desenvolvimento e financiamento do Programa Espacial.

 

 “O governo participa com o fomento, mas o programa só é sustentável se o setor privado estiver de fato envolvido”, finalizou Chamon.

ree

 A reunião foi na sede da Codmar ao lado do Aeroporto de Maricá: no primeiro plano, Chamon, Quaquá e o vice-prefeito João Maurício (PT)


Visão de futuro

 

Pesquisador que está avaliando a possibilidade de implantação da base de lançamento em ilhas de Maricá, o brigadeiro José Vagner Vital ficou satisfeito com o alinhamento mostrado na reunião entre a AEB, a Prefeitura de Maricá e a Codemar.

 

“Tanto o presidente da AEB, o Marco Chamon, quanto o prefeito Quaquá e o presidente da Codemar, Celso Pansera, tiveram realmente a mesma visão de estratégia no futuro e a importância de criar condições para gerar emprego de qualidade em Maricá. É viável a instalação da base de lançamentos no município. Maricá será o Cabo Canaveral do Brasil”, celebrou Vital, em referência à famosa base de lançamentos dos Estados Unidos.

ree

Comentários


bottom of page