Rio d Janeiro, 27/01/2025
Por Redação GBNEWS

A Prefeitura de Maricá iniciou negociações para instalar a primeira fábrica de vidros do país, com previsão de gerar 2.500 empregos e investimento de R$ 100 milhões. O projeto, em parceria com a empresa Oz Earth e o Movimento Sem Terra (MST), visa preencher uma lacuna nacional na produção de vidro.
A iniciativa prevê a instalação de uma planta fabril que poderá produzir até 250 toneladas de produtos diariamente, sendo 70% de materiais reciclados, com baixo impacto ambiental. A fábrica será implementada em uma área entre 10 e 15 hectares, ainda em processo de seleção.
"Nós queremos implementar uma indústria de vidro. Queremos, a partir do material coletado, transformá-lo em pastilhas para a construção civil. Não temos uma indústria de vidros brasileira. Estamos em parceria com o MST e em conversa com duas grandes cervejarias para produzirmos, em Maricá, garrafas e potes. Vamos investir R$ 100 milhões nessa planta fabril", disse o prefeito Washington Quaquá (PT).
Geração de Empregos e Sustentabilidade
O projeto contempla a criação de:
250 postos de trabalho diretos
1.500 empregos na reciclagem de vidro
750 vagas indiretas em diferentes etapas da cadeia produtiva
"Foi uma conversa muito produtiva com nossa equipe da Diretoria de Gestão e Participação da Codemar e a gente vai trabalhar para alinhar e fortalecer o projeto. Estamos em fase de planejamento, depois teremos a fase de instalação da fábrica e, em seguida, a operação. Esse será mais um grande empreendimento que vai colaborar com o desenvolvimento de Maricá, completamente alinhado com os planos de governo", apontou o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.
Sobre a sustentabilidade do projeto, Leodimar Ferreira, diretor da Agroindústria da Oz Earth, destacou: "Um detalhe importante dessa indústria é que ela não é química, mas sim física. Não há nenhuma transformação química durante o processo, pegando a areia -- principal matéria prima -- e transformando no vidro. São pouquíssimos resíduos industriais durante a fabricação. Sem falar na retirada desse vidro que iria para o meio ambiente. Ou seja: é um impacto ambiental muito baixo".
A empresa planeja estabelecer parcerias com grandes cervejarias para produção de garrafas e potes.
Parcerias Técnicas
A Oz Earth conta com o apoio técnico da empresa uruguaia Envidrio, que já auxiliou na construção de fábricas na Bolívia e Venezuela. O projeto também inclui planos de capacitação da mão de obra local, preparando jovens para ingressar na futura fábrica.
Comments