top of page

MARAEY participa do Seminário Internacional da Economia do Mar Cidades Costeiras, em Maricá

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 4 de set.
  • 3 min de leitura

Rio de Janeiro, 04/9/2025

Por Redação GBNEWS

Foto: Divulgação/Maraey

ree

Principal empreendimento turístico-sustentável do país e reconhecido como melhor projeto de usos mistos da Américas, MARAEY marcou presença no Seminário Internacional da Economia do Mar – Cidades Costeiras, realizado nesta quarta-feira (3) pela Prefeitura de Maricá, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) e com apoio do Sebrae.

 

O encontro, promovido em Maricá, debateu o papel da chamada Economia Azul no desenvolvimento sustentável, na inovação e na transformação das cidades costeiras, reunindo autoridades, executivos e especialistas nacionais e internacionais.

 

O CEO de MARAEY, Emilio Izquierdo, foi um dos palestrantes do painel “Turismo e Pesca como vetores de desenvolvimento sustentável nos territórios marítimos”, ao lado de Ana Asti, subsecretária do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro; Antônio José Correia, ex-prefeito de Peniche, em Portugal, e consultor para Assuntos do Mar e do Oceano; e o secretário de Pesca de Maricá, Alexandre Rodrigues de Oliveira.

 

No evento, Emilio destacou o compromisso integral de sustentabilidade e inclusão social de MARAEY, reforçando as importantes iniciativas ESG para a perpetuidade de conservação da região, entre: a criação da segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do Estado do Rio e quinta maior do Brasil; do Centro de Referência Ambiental (CRA), voltado para o estudos da flora e da fauna da restinga e dos demais ecossistemas locais; além da recuperação de áreas hoje degradadas, o que vai gerar, depois de instalado o empreendimento, um saldo positivo de 120 hectares - equivalente ao tamanho do Aterro do Flamengo - de restinga recuperada em relação à situação atual.

 

E outras iniciativas que integram as comunidades do entorno e a própria população de Maricá, como um extenso programa de qualificação profissional em parceria com instituições públicas, destinado não apenas às 4.500 vagas que serão geradas pelo complexo apenas na primeira fase, como também à preparação de empreendedores para as novas oportunidades que surgirão na região.

 

“O objetivo de MARAEY é deixar um legado para Maricá, consolidando um empreendimento que será um verdadeiro divisor de águas para o município e um marco transformador para o turismo no Brasil. Estamos iniciando uma nova etapa do projeto, que é fundamentado integralmente em princípios de desenvolvimento social, ambiental, educacional e econômico. MARAEY contribuirá de forma significativa para a qualidade de vida da população e trará uma nova realidade em infraestrutura, energia e saneamento para a região”, destaca Emilio Izquierdo, CEO de MARAEY.

 

O executivo ressaltou a valorização da Comunidade de Pescadores de Zacarias, que será beneficiada com a regularização fundiária. As 200 famílias da região contarão também com tratamento de esgoto de tecnologia terciária e urbanização em padrão idêntico ao do empreendimento, que inclui a criação de ciclovias, calçadas, vias pavimentadas e fiação subterrânea. Para resgatar a pesca artesanal que marca Zacarias, MARAEY promoverá programas contínuos de apoio à pesca e, através de seu centro de pesquisa, empreenderá estudos para o repovoamento de peixes na Lagoa de Maricá.

 

Sobre MARAEY

 

Projeto turístico-residencial mais inovador e sustentável do Brasil, MARAEY, em Maricá, tem como ativos fundamentais a proteção ao meio ambiente e o investimento em pesquisas acadêmicas com a participação de algumas das principais instituições do país, a valorização da comunidade local, além do desenvolvimento econômico.

 

Com uma ocupação predial de apenas 6,6% do terreno, dentro dos 840 hectares do empreendimento será criada a segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do Estado do Rio, e a quinta do Brasil. MARAEY é signatário do Pacto Global da ONU e já conta com premiações de reconhecimento mundial - como o Prêmio de Liderança do U.S. Green Building Council 2021 para América Latina, o prêmio International Property Awards 2022-2023 ao melhor projeto de usos mixtos das Américas, o selo BIOSPHERE, além das pré-certificações Sustainable SITES Initiative GOLD e Geo Foundation for Sustainable Golf.

ree

 

Comentários


bottom of page