top of page

Festa da Pesca em Maricá reúne mais 300 competidores na orla de Itaipuaçu

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 5 de mai.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 05/05/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Bernardo Gomes

ree

Neste fim de semana em Maricá aconteceu a 51ª edição da Festa da Pesca. O evento reúniu mais de 300 competidores de diversas localidades, incluindo as categorias juvenil, master, sênior e feminina. A festividade foi na orla de Itaipuaçu e marcou o Dia Municipal do Pescador, celebrado no dia 03.

 

A programação teve ainda concursos de sereia baby, kids e tritão, além de shows com artistas locais. O espaço local também contou com expositores artesanais que puderam apresentar seus trabalhos feitos à mão, além de uma variada gastronomia que atraiu o público presente.

ree

Após a pescaria, os peixes foram pesados e premiado o atleta que conseguiu pescar o maior pescado. Os peixes frescos são doados para igrejas, comunidades carentes e instituições filantrópicas, assim com os alimentos não perecíveis arrecadados pelos organizadores como forma de inscrição para a competição. Somente no sábado foram arrecadados cerca de 500 kg de alimentos.

 

Secretário de Pesca, Xandy de Bambuí afirmou que a tradicional pesca é um resgate às raízes do município. “Isso aqui representa a nossa Maricá, a nossa origem, do nosso povo tradicional. Maricá fomenta muito a pesca e agricultura. Então, temos essa festa aqui há 51 anos. É um orgulho saber que a nossa tradição está viva”, disse.

 

Competidores na Festa


Competidor de São Gonçalo, Glauber Marinho Martins contou que levou 27 amigos para participar da festa e quem sabe aumentar as possibilidades de conseguirem mais pescado. “Isso para gente é muito prazeroso. A competição é apenas algo a mais que temos. Fazemos por amor e por hobby. O mar está alto e está dificultando um pouco a pescaria. Mas, mesmo assim, conseguimos pescar um pampo de uma guaivira”, disse o participante do Grupo de Pesca de Itaipuaçu.

ree

Morador de Itaipuaçu, Márcio Carpanedo, de 53 anos, disse que não perde nenhuma Festa da Pesca de Maricá. “É prazeroso demais. Estamos fazendo o que gostamos junto com os amigos. É uma festa tradicional que não podemos faltar”, comentou o integrante do Grupo Amigos e Pesca de Niterói.

ree

As mulheres também estavam bem representadas na competição. Integrante do Real Lazer, Angélica Andrade, de 47 anos, pescou um pampo-galhudo. “Usei como isca uma sardinha para pescar um pampo-galhudo. Se for para pegar um peixe pequeno, é bom usar anzol menor. Estou colocando uma isca maior para chamar um pampo”, explicou a moradora de Inoã, que começou na pescaria há três anos incentivada pelos amigos.

 

Festa continua no domingo

ree

No domingo, a 2ª etapa do torneio de pesca. Ao longo do dia aconteceu a campanha para educação para o trânsito, da Secretaria de Trânsito, o concurso rainha da festa da Pesca, distribuição de brindes para atletas pescadores e show com Betinho Bahia e Ismayer Alves, com participação especial do cantor Léo Pereira.

ree

Comentários


bottom of page