Dia D: prefeito leva a mãe para vacinar contra a gripe em Niterói
- Gilson da Gama Barcellos

- 11 de mai.
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 11/05/2025
Por Redação GBNEWS
Fotos: Luciana Carneiro

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves PDT), participou, neste sábado (10), do Dia D de mobilização e intensificação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), na Policlínica Regional de Itaipu. O prefeito recebeu a dose da vacina acompanhado da mãe, Maria Luiza Neves, e da secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows. Rodrigo Neves destacou a importância da vacinação.
“Estou trazendo a minha mãe, dona Luiza, 81 anos, para se vacinar. Aproveitei e me vacinei. Todas as pessoas acima de seis meses podem se vacinar nesse dia D contra a gripe. É muito importante cada um fazer sua parte, trazendo as crianças, os idosos especialmente. Todos nós podemos ser vacinados. Chegou um lote grande de vacinas da Covid-19, mais de 30 mil vacinas que vêm do governo federal e do governo do estado, que passa para a Prefeitura. Todos os idosos acima de 60 anos, além da vacina da gripe, podem tomar a vacina contra a Covid-19”, afirmou Rodrigo Neves.
Além da vacina contra a gripe, também estão sendo aplicadas doses contra o sarampo, para crianças a partir de 1 ano de idade e adultos até 59 anos, conforme os esquemas por faixa etária: crianças de 12 meses (1 dose); crianças de 15 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (2 doses); indivíduos de 5 a 29 anos (2 doses) e indivíduos de 29 a 59 anos (1 dose). Além disso, existe a oportunidade de atualização da caderneta de vacinação para todos que comparecerem.

Sobre a Influenza – A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.
Sobre o sarampo – O sarampo é uma doença viral aguda altamente contagiosa, que pode causar complicações graves e levar ao óbito. A doença se espalha facilmente entre pessoas não vacinadas, por isso é importante manter alta cobertura vacinal. A vacina utilizada é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.


Comentários