top of page

Costa do Sol discute potencialidades e problemas no Fórum em Saquarema

Rio de Janeiro, 08/7/2024

Por Redação GBNEWS

Foto: Ernesto Galiotto

A abertura da Estrada do Nelore, considerada fundamental para integrar os municípios da Costa do Sol, e outras obras de infraestrutura turística são alguns dos assuntos que serão debatidos, nesta quarta-feira (10) no Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Costa do Sol. O evento, das 9 às 18 horas, será realizado na Casa do Educador, em Saquarema. Promovido pela Secretaria estadual de Turismo, o Fórum reunirá representantes dos 13 municípios da Costa do Sol e o foco principal é o futuro do turismo local.

 

O programa prevê palestras com especialistas, capacitações, exposição de artesanato e produtos rurais, além de atrações culturais das cidades da Costa do Sol. Com entrada franca, o Fórum também será aberto a agentes de turismo e contará com exposição das potencialidades turísticas dos 13 municípios, com detalhes sobre os atrativos de cada cidade.

 

Com 2,5 quilômetros de extensão, a Estrada do Nelore liga a Avenida Wilson Mendes à RJ-102 (Estrada do Guriri). A sua pavimentação vai garantir interligação segura entre os municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios, abrindo um novo corredor viário que vai beneficiar toda a Costa do Sol. Com a nova estrada, turistas e moradores deixarão de usar a Rua Samuel Bessa, em Cabo Frio, que é estreita, tem mão dupla e costuma ser interditada por motivos de falta de segurança na comunidade do Jacaré. A Nelore é um prolongamento da Estrada do Guriri, que liga Cabo Frio (Peró) a Búzios. A pavimentação da estrada é uma promessa do governador Cláudio Castro (PL) feita ao Conselho de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Sol (Condetur).

 

-- A pavimentação desta estrada é fundamental para o turismo da Costa do Sol, assim como a recuperação da Estrada do Guriri. A obra vai tirar o tráfego do gargalo complicadíssimo da Rua Samuel Bessa, que não dá conta do trânsito, e integrar toda a Costa do Sol – defendeu o professor Paulo Baía, sociólogo, cientista político e morador de Cabo Frio.

 

Paulo Baía lembrou que, além da abertura da Estrada do Nelore, o turismo da Costa do Sol precisa de obras urgentes de infraestrutura, como saneamento básico, sobretudo nas áreas turísticas, preservação ambiental e segurança pública. Integram os municípios da Costa do Sol Saquarema, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Quissamã, Arraial do Cabo Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Carapebus, Macaé e Maricá.

Comentarios


bottom of page