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Corrupção: INSS notifica vítimas de fraude; ninguém foi preso até agora

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 13/05/2025

Por Gilson Barcellos

Os corruptos que meteram a mão no dinheiro dos aposentados e pensionistas do INSS continuam livres, leves e soltos e não tiveram os bens bloqueados. Estão curtindo os bilhões que saquearam e a justiça até o momento não fez nada. Nesse escândalo, o ministro da Previdência e presidente nacional do PDT Carlos Lupi pediu exoneração, e presidente do INSS Alessandro Stefanutto, foi demitido pelo presidente Lula (PT) em 21 d abril.

 

Já hoje (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou os 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios nos últimos anos e que, portanto, podem ter sido prejudicados pela fraude dos descontos irregulares.

A partir de amanhã, quarta-feira (14), as vítimas terão de informar se as operações foram autorizadas por elas ou não para receberem o ressarcimento dos valores. Todo esse processo está sendo feito pelo aplicativo Meu INSS ou pela central de atendimento 135.Se o segurado reconhecer os descontos feitos em seu pagamento, não precisará fazer nada. Se desconhecer, poderá contestar dentro dos próprios canais. Essa contestação será feita de forma automática, e o sistema irá acionar a associação para que justifique a cobrança."É ali que ele vai ter o canal de comunicação oficial do INSS. Por isso, a preocupação de não clicar em link nenhum, não abrir e-mail e não abrir SMS", afirmou Gilberto Waller, novo presidente do INSS.

 

Para aqueles que não tiverem acesso ao aplicativo, é possível fazer todo o processo por meio da central 135, segundo o instituto. Não haverá atendimento presencial nas agências para tratar dos descontos indevidos.Veja como acessar a Central 135 e como baixar e usar o aplicativo do Meu INSS:

 

- Basta ligar para o número 135 para iniciar o atendimento. É necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

 

Aplicativo MEU INSS- Se ainda não tiver o aplicativo instalado, acesse a loja de aplicativos do seu smartphone e procure por MEU INSS;- No Google Play Store (Android) o caminho é este, e na Apple App Store, este;- Instale o aplicativo (baixe);- O acesso é feito com o login e senha gov.br;- Para fazer o cadastro é preciso CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS.

 

 

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