top of page

Começou o 2º Campeonato Municipal de Foguetes em Maricá

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 2 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 02/6/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Evelen Gouvêa

ree

Começou nesta quinta-feira (02) e vai até amanhã, o 2º Campeonato Municipal de Foguete para alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 de Maricá. O objetivo é estimular a criatividade dos estudantes, que poderão aplicar na prática os conceitos da Física, Matemática e Química aprendidos em salas de aula, utilizando objetos sustentáveis como garrafas pet e canos de PVC. A novidade deste ano é a participação dos estudantes da Educação Infantil, que confeccionaram foguetes de papel para lançar de brincadeira.

ree

Na competição, a equipe formada por dois alunos fica posicionada em um espaço de cinco metros quadrados, de onde são arremessados os foguetes confeccionados de garrafas pet, rolha e água despejada no recipiente. Impulsionados pelo ar comprimido que sai da bomba de bicicleta acionada por um dos competidores, a pressão chega no limite da rolha, fazendo o “foguete voar”. Ganha quem conseguir atingir a maior distância.

ree

Estímulo ao aprendizado

ree

A secretária de Educação, Adriana Costa, explicou que a atividade estimula o aprendizado dos alunos em diversos aspectos. “Por meio de um campeonato de foguete trabalhamos a escrita, a Matemática, Geografia, História, Física, Química, a história do município, a origem do foguete... Além de ser muito divertido para todos. É um aprendizado que marca os alunos”, afirmou.


Diretora do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Nelson Mandela, em São José do Imbassaí, Flávia Monteiro, não escondeu a emoção em ver, pela primeira vez, seus alunos de cinco anos participando do projeto. “Quase chorei. Estou super emocionada e orgulhosa porque eles ensaiaram, treinaram, e estão muito felizes. Até brinquei que nós somos um time e eles são nossos atletas”, disse.


Alunos se encantam com a experiência

ree

Aluno da Escola Municipal Professor Anísio Teixeira, em Itaipuaçu, Izac de Sá, de 11 anos, estava confiante em conseguir um bom resultado. “O treino na escola foi muito legal. É uma sensação diferente e não pensei que fosse tão divertido e engraçado”, comentou.


A estudante da Escola Lúcio Thomé Guerra Feteira, em Cordeirinho, Sabrina Martins, de 11 anos, também citou o processo de construção dos “foguetes”. “Foi legal porque a gente se animou já para construir. O campeonato todo é divertido e interessante”, avaliou.


A edição anterior do campeonato de foguetes aconteceu em junho de 2019 e teve como vencedores os alunos da Escola Municipal João Monteiro, no Recanto, em Itaipuaçu, que arremessaram o objeto a uma distância de 141 metros.

ree

Comentários


bottom of page