top of page

Chuvas de verão: simulação de desastre em Petrópolis terá disparo de alerta para população

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 09/9/2025

Por Redação GBNEWS

ree

Para preparar a população de Petrópolis no período de chuvas fortes, técnicos da Defesa Civil Nacional vão participar de uma simulação de desastre com o envio do Defesa Civil Alerta nesta quarta-feira (10), às 10h. O treinamento, organizado pela defesa civil municipal e prefeitura, ocorrerá na região do Vila Felipe, no alto da serra.

 

Além do envio do Defesa Civil Alerta, haverá toque de sirenes, mobilização para um ponto de apoio e simulação de atendimentos de emergência. “O simulado será uma forma de preparar os moradores de Petrópolis, cidade sempre tão afetada pelas chuvas no verão, e, também, mostrar como o Defesa Civil Alerta funciona na prática. Vamos programar o envio de uma mensagem de texto com aviso sonoro para os celulares da população, alertando para o risco iminente, da mesma forma que ocorre em situações reais”, explica o coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Tiago Molina Schnorr.

ree

Pensando na utilização responsável do Defesa Civil Alerta, a Defesa Civil Nacional traçou um polígono para que não haja pânico em toda a cidade. Os moradores foram avisados e estão preparados para a simulação. Também vão participar do treinamento equipes da defesa civil local, Corpo de Bombeiros de Petrópolis, entre outras instituições. “O simulado é uma preparação fundamental tanto para a comunidade, para que saiba agir em um momento de emergência, como para as equipes de socorro, que precisam saber quais medidas devem ser adotadas”, afirma o secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, Guilherme de Moraes.

 

Defesa Civil Alerta

 

O Defesa Civil Alerta é um sistema que utiliza tecnologia cell broadcast para enviar mensagens de texto e sonoras para os celulares em áreas de risco iminente. Os alertas aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos e podem soar mesmo em modo silencioso (em casos extremos).

 

As mensagens incluem orientações claras sobre como agir em caso de perigo. Não é necessário cadastro prévio e o serviço é gratuito. A abrangência depende da cobertura de telefonia móvel e da compatibilidade dos dispositivos com as redes 4G ou 5G. 

 

Comentários


bottom of page