CCR ViaLagos realiza Operação Especial Carnaval 2025
- Gilson da Gama Barcellos
- 25 de fev.
- 3 min de leitura
Rio de Janeiro, 25/02/2025
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação

A CCR ViaLagos iniciará, na próxima quinta-feira (27), a Operação Especial para o período do carnaval na RJ-124. Para atender ao aumento no fluxo de veículos e proporcionar mais segurança e conforto aos clientes, a rodovia contará com 12 dias de esquema especial, com todas as equipes de atendimento e viaturas do SOS da Concessionária reforçadas. As ações seguirão até a segunda-feira (10/03), atendendo também aqueles que ficarão na Região dos Lagos até o fim da semana seguinte ao feriado.
A previsão da Concessionária é que 420 mil veículos passem pela via durante os 12 dias, com fluxo maior, no sentido Região dos Lagos, no sábado (01), onde são esperados cerca de 48 mil carros. Já no sentido oposto (Rio de Janeiro), a expectativa de maior volume fica para a Quarta-Feira de Cinzas (05), com aproximadamente 49 mil veículos.
Planejamento preventivo
Todas as equipes de atendimento e viaturas do SOS Usuário da CCR ViaLagos estarão reforçadas e atuando 24 horas. A Polícia Militar Rodoviária intensificará as fiscalizações na via e o CPROEIS, Programa Estadual de Integração na Segurança, da Polícia Militar, atuará na praça de pedágio fiscalizando a evasão de pedágio - infração grave sujeita a multa e que pode causar acidentes.
A CCR ViaLagos opera com câmeras de monitoramento de tráfego ao longo da via, painéis luminosos e três bases de atendimento ao cliente, que contam com colaboradores e viaturas de inspeção, guinchos, ambulâncias UTI e de resgate. Duas bases estão localizadas no sentido Região dos Lagos, nos quilômetros 21,5 (Rio Bonito – ao lado da praça de pedágio) e 40,5 (Araruama); e uma no sentido Rio de Janeiro, no quilômetro 56 (São Pedro da Aldeia).
Informações sobre o tráfego estão disponíveis 24 horas em www.grupoccr.com.br/vialagos e no Disque CCR ViaLagos (0800 702 0124), que conta também com Central de Atendimento ao Deficiente Auditivo (0800 022 0130), App CCR Rodovias ou pelo WhatsApp 0800 702 0124. Em caso de emergência, o motorista deve parar no acostamento, ligar o pisca - alerta e aguardar o socorro da CCR ViaLagos. Se preferir, pode ligar para o 0800 da Concessionária.
Previsão de fluxo de veículos na CCR ViaLagos para o feriado (sentidos Rio de Janeiro e Região dos Lagos):

Ação contra consumo de bebida alcoólica ao volante
Álcool e volante não combinam. A partir do conceito de que, em um trânsito seguro e prudente, pessoas chegam e voltam bem dos seus destinos, a CCR Rodovias, plataforma responsável pela administração das 11 concessionárias de rodovias do Grupo CCR, lançou a campanha “Quem vai seguro, volta bem”, destinada aos públicos que utilizam os 3.615 quilômetros de rodovias federais, estaduais e municipais administradas pela companhia em cinco estados do país. Por meio desta iniciativa, a CCR Rodovias quer demonstrar que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças. Motociclistas, motoristas, pedestres e ciclistas serão o foco da campanha.
Como parte das ações da campanha, a CCR ViaLagos realizará amanhã (26) uma iniciativa especial de segurança viária no posto Oasis Graal. Durante a ação, serão distribuídos panfletos informativos e lixocars para reforçar a conscientização sobre os riscos de dirigir sob o efeito de álcool. A atividade busca sensibilizar motoristas e passageiros sobre a importância de escolhas responsáveis no trânsito, promovendo um deslocamento mais seguro para todos.
Ao longo do ano de 2025, a companhia concentrará seus esforços principalmente nas orientações sobre o risco de dirigir e usar o celular. Sensibilizações sobre o perigo de conduzir motocicletas no corredor, dirigir cansado ou com sono, a importância da utilização pelos pedestres de dispositivos de travessia e ciclistas sobre a necessidade do uso de equipamentos de segurança também integram o pacote das iniciativas do “Quem vai seguro, volta bem”.

A estratégia envolve a veiculação de mensagens em faixas e painéis eletrônicos instalados nas rodovias, nos sites das unidades, spots em rádios, anúncios em jornais e portais, além de ativações em postos de serviços, bases das concessionárias e nos municípios sob influência das rodovias.
"Estamos vivendo uma Epidemia da Distração, com o uso inadequado do telefone celular ao volante, que pode estar levando a um aumento no número de acidentes com alta gravidade. A CCR, como líder do setor de mobilidade, tem a responsabilidade de discutir esses pontos sensíveis e promover o diálogo com o intuito de encontrarmos formas de vencer essa epidemia”, diz Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias.
Comentarios