top of page

Câmeras monitoram a Ilha dos Macacos em São Pedro da Aldeia

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • há 6 dias
  • 1 min de leitura

Rio de Janeiro, 18/9/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação/PMSPA

ree

Visando fortalecer as ações de preservação ambiental de São Pedro da Aldeia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente instalou câmeras de monitoramento na Ilha dos Macacos, área de relevância ecológica na cidade. A iniciativa foi realizada em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

 

O objetivo do sistema de monitoramento é ampliar o acompanhamento da fauna local e reforçar a proteção das espécies que habitam a unidade de conservação municipal. As câmeras, conhecidas como armadilhas fotográficas, permitem registrar a presença de animais de forma não invasiva, garantindo dados mais precisos para estudos e tomadas de decisão voltadas à conservação ambiental.

 

Para a instalação dos equipamentos, a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente participou de uma capacitação promovida pelo INEA para utilização das armadilhas fotográficas em unidades de conservação municipais. O curso foi conduzido no Núcleo Paraíso, no Parque Estadual dos Três Picos, em Guapimirim, e abordou práticas de instalação, manuseio e análise dos registros captados pelas câmeras.

 

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, falou sobre a iniciativa. “Essa é uma ação que reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação dos recursos naturais e com o fortalecimento da gestão ambiental em áreas de proteção”, comentou.

ree

Participaram da ação, os representantes do corpo técnico da SEMMAP Marta Freitas, Delci Nogueira e Mariana Peretti.

 

Comentários


bottom of page